TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Urbano e o Urbanismo

Por:   •  2/8/2021  •  Resenha  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

DISCIPLINA - URBANA

COSTA, Geraldo Magela. Construções teóricas da problemática urbana brasileira: rupturas, permanências, transigências e convergências. C/Arte, 2015, p.19-45.

LIMONAD, Ester. Reflexões sobre o espaço, o urbano e a urbanização. In: GEOgraphia, v.1, n 1, 1999.

LIMONAD, Ester. Muito além do jardim: planejamento ou urbanismo, do que estamos falando? : C/Arte, 2015, p. 71-102.

UMA ANALISE SOBRE O URBANO E O URBANISMO:

Decifrando seus agentes transformadores do espaço

No decorrer da aula do dia 18/03/2021, a Profa Simone Afonso, nos levou a conhecer a ter conhecimento das principais correntes filosóficas que possuem forte influência quando se trata das questões de urbana. Com o foco nas cidades européias do século XIX até metade do século XX. E nesse sentido, surgem várias duvidas por dos alunos a cerca do urbano, e na medida em que o assunto avançava a Profa, instigava a turma a trazerem a tona seus entendimentos sobre as leituras referentes ao assunto.

É interessante notar que a partir da forma como as abordagens do urbano foram tendo novas leituras, na realidade releituras de teorias que já tinham sido consolidadas nas cidades européias, e que com a percepção de novos observadores do espaço urbano, foram transportadas, pois outras cidades ao redor do globo começam a também ter um processo de mudança em suas estruturas urbanas, destacando a America latina, que a partir dessas novas leituras do espaço urbano começa a ser observado em seu seio industrial que vão promover várias reflexões a cerca do espaço urbano nesse território.

Diante do exposto nos assuntos em questão a turma foi se colocando dentro do mesmo, e decerto, pois, ao se enxergar dentro do contexto social que envolve as praticas das transformações urbanas todos fazem parte da mesma, então eis que esse foi um ponto chave na aula, quando os participantes da aula começam a notar que são agentes ativos dentro do contexto urbano, ele é capaz de se questionar e ir além do que ser apenas expectador dessas transformações.

Outro ponto em que chamou bastante atenção foi a respeito da relação ao meio rural e o urbano, surgiu uma duvida em meio a um dos participantes da aula, se existiria a possibilidade de em meio a uma cidade urbanizada ter um espaço urbano, e o que chama atenção diante dessa dúvida, na qual a Profa, explica, que sim, e que isso poderia ficar mais evidente se olhássemos toda a dinâmica do local em questão observar detalhes específicos de áreas rurais, e pergunta levou a uma região com essas características dentro da cidade de Maceió, cidade onde o mesmo aluno reside.

Avançando dentro assunto fomos aos deparando com a questão do (planejamento ou urbanismo, do que estamos falando?) esse foi um dos momentos mais intrigantes dentro dos assuntos expostos, levantou sem sombra de dúvidas umas das questões mais emblemáticas, pois o planejamento envolve uma cidade, envolve um conjunto de agentes, porém, esse planejamento pode ser um tanto contraditório, é algo em que os sujeitos que compõe um determinado espaço pode ficar a mercê de decisões, nas quais eles não foram nem chamados a participar, existem tais possibilidades, e existe também o lado da participação ativa em que todos aqueles que compõem os mesmo espaços podem ter uma participação ativa na transformação do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com