TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O clima do Brasil

Tese: O clima do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Tese  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Climas do Brasil – resumo

Como mais de 90% do território brasileiro fica entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, podemos dizer que vivemos, sim, num país tropical. Os tipos de clima no país são definidos com base em critérios variados, mas, sobretudo, a partir da quantidade de chuva e da temperatura média no decorrer do ano. Podemos dividir em seis principais tipos climáticos do Brasil.

CLIMA EQUATORIAL: Fica nas proximidades da linha do Equador, abarcando o Amazonas, norte de Mato Grosso e oeste do Maranhão. Chove durante o ano todo, e em grande quantidade; é bastante úmido e a temperatura varia pouco no decorrer do ano, com média de 26ºC.

CLIMA TROPICAL: Predominantemente no território brasileiro, pega toda a faixa do centro do país, leste do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia e de Minas Gerais. Inverno e verão são estações bem marcadas pela diferença de pluviosidade: o verão é bastante chuvoso e há seca no inverno. A temperatura no clima tropical é alta e não varia muito; a média fica entre 18ºC em locais de serra e 28ºC na maior parte do território.

CLIMA SEMIÁRIDO: É o clima da zonas mais secas do interior do Nordeste. Caracteriza-se pela baixa umidade, pouca chuva e temperaturas elevadas. A chuva se concentra entre os meses de novembro e abril, mas o total anual de precipitação não chega a 550 milímetros – o volume é inferior ao atingido em apenas dois meses (fevereiro e março) no clima equatorial.

CLIMA TROPICAL DE ALTTUDE: É o clima das áreas com altitude acima de 800 metros em Minas Gerais, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os verões são quentes e chuvosos e os invernos frios e secos. Em comparação com o clima tropical, o tropical de altitude tem o mesmo comportamento pluviométrico, mas as médias anuais de temperatura são menores, ficando em torno dos 20ºC – no inverno, as temperaturas são bem mais baixas.

CLIMA TROPICAL ATLÂNTICO: Esse clima cobre quase todo o litoral do país: começa no Rio Grande do Norte e vai até Paraná. A quantidade de chuvas varia conforme a latitude da localidade. Por exemplo, enquanto no Nordeste chove muito no inverno, no Sudeste chove mais no verão. A variação da temperatura é maior na porção mais ao sul do litoral. No Rio de Janeiro, oscila entre 21,5ºC e 26,5ºC e, em João Pessoa, entre 24ºC e 28ºC.

CLIMA SUBTROPICAL: É o clima das regiões ao sul do trópico de Capricórnio: sul de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A quantidade de chuva não varia muito durante o ano, mas as temperaturas mudam bastante: o inverno é frio e o verão, quente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com