TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  22/6/2016  •  Artigo  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 8

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ADÃO CEZAR NOGUEIRA DE BRITO¹

VANESSA LELES DIAS²

Didática e Prática Docente em Geografia I

Ms. Diego Pinheiro Alencar e Es. Mavistelma Teixeira de Carvalho

RESUMO

A pesquisa em pauta aborda o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar, especialmente a sua influência no processo de ensino aprendizagem, apresentando as vantagens, as desvantagens e os desafios do uso das TIC. Assim a pesquisa tem como objetivo analisar e discutir o uso da tecnologia como recurso didático no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia na Educação Básica, que se torna cada vez mais presente na vida dos alunos contemporâneos e o mesmo é uma ferramenta ainda pouca utilizada pelos professores, causando-lhes receios pela pouca habilidade para uso destas. Apontando desta forma a sua contribuição e desafios na educação básica de forma á intervir para a reflexão da realidade educacional e colaborar para inserção da tecnologia no contexto escolar. A metodologia consistida nesta pesquisa fundamentou-se primeiramente em pesquisas bibliográficas a cerca do assunto. Posteriormente na analise da realidade contemporânea de forma direta sobre a utilização de métodos tecnologicos por professores e alunos no processo de ensino aprendizagem, voltados exclusivamente para conhecimentos geográficos na Educação Básica.

Palavras-chave: Tecnologias, Ensino e aprendizagem, Geografia, Escola.

___________________________

¹Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Porangatu (GO), Brasil. E-mail: adaocazer07@gmail.com

²Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Porangatu (GO), Brasil. E-mail: vanessaleles93@gmail.com

INTRODUÇÃO

        A revolução técnico-cientifico-informacional empreendida durante o século XX possibilitou a globalização, que consisti na circulação de pessoas, mercadorias, capital, serviços e informações num ritmo bastante acelerado, interligando o mundo global e intensificando suas relações (STÜRMER, 2011). Neste sentido, Silva (2014) afirma que a Geografia é a disciplina que melhor estuda esse fenômeno, sendo caracterizada desta maneira como a disciplina que permeia acompanhar as transformações do mundo global, sendo do ponto de vista natural econômico, cultural, politico e social. Para os estudos desses aspectos, existe atualmente uma grande oferta de ferramentas tecnológicas oferecidas como recurso didático, visando a dinamização do processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Contudo o uso dessas ferramentas requer conhecimento por parte do professor o que acaba se tornando um desafio para a educação.

A tecnologia se faz muito presente na vida da sociedade comteporanea ela é uma ferramenta indispensável para a comunicação e informação nas mais diversas relações como no trabalho, no comercio e na educação não poderia ser diferente. Por tanto, a educação exige cada vez mais a especialização dos professores em conhecimentos tecnológicos para trabalhar a tecnologia como recurso didático principalmente no ensino de geografia. Contudo há uma grande necessidade de adoção destas novas tecnologias como ferramentas na escola, que ainda são poucas utilizadas devido o desconhecimento das vastas ferramentas oferecidas por parte dos alunos, por falta de habilidade e aceitação dos professores e pela carencia de recursos tecnológicosnas em escolas publicas da educação básica. Além disso, segundo Barbosa (2010) apud Stürmer (2011, p. 03), a utilização da internet na escola representa um baixo percentual sendo apenas 27% entre alunos de 5 á 9 anos que cursam o ensino fundamental em escolas publicas e privadas. Sobre isso, Cavalcante (2012, p. 182) ressalta que “[...] muitas escolas permanecem muito pobres em recursos didáticos, muito distantes dessas inovações tecnológicas, ao passo que outras escolas não utilizam e/ou subutilizam os equipamentos que têm”. Nesse sentido, Lima; Andres; Aita (2007, p.3) afirmam que “a informática na educação é uma realidade, mas ainda está longe de ser uma totalidade”.

A NOVA GERAÇÃO DE ALUNOS E O ENSINO DE GEOGRAFIA

Os alunos da geração Z¹ já têm um domínio ou intimidade com a tecnologia considerando que hoje tem fácil acesso as novas tecnologias como computadores, celulares, televisores. Para Cavalcante (2012, p. 115) “os jovens do mundo conteporâneo se caracterizam por [...] forte relação com os meios de comunicação e informação; fascínio por imagens e movimentos [...].” Por sua vez, o ensino de Geografia sempre enfrentou determinadas dificuldades no que concerne ao estudo do espaço geográfico, seja pela dificuldade de acesso á dados estatísticos confiáveis e atualizados, seja pelos obstáculos em termos de produtos cartográficos como: cartas, mapas, globos e de sensoriamento remoto tais como: fotografias aéreas, imagens orbitais entre outros. Parte dessas dificuldades pode ser reduzida com o auxílio da tecnologia que oferece várias ferramentas pedagógicas que irá ajudar tanto o aluno como o professor em seu dia-a-dia em sala de aula. O computador é símbolo dessa tecnologia e também o mediador ao acesso aos métodos de conhecimentos geográficos, tornando-se o principal instrumento para acesso a essas ferramentas ao qual oferece por meio de softwares, processamento de informações espaciais, dados estatísticos e imagens digitais (SILVA, 2014).

Podemos classificar os alunos de hoje como sendo digitais, pois eles estão constantemente conectados e os alunos já vão para as escolas com um preconceito sobre diversos assuntos devido às informações instantâneas, extraídos de equipamentos tecnológicos em casa. Contudo, nem toda informação disponível é verídica e proveitosa para adicionar conhecimentos aos alunos. Além disso, Lima; Andres; Aita (2007) afirmam que nas escolas que oferecem o acesso ás novas tecnologias por sua vez, permitem que os alunos á utilizem, muitas vezes sem restrições.

O uso excessivo da tecnologia, pode ainda afetar na convivência real com a sociedade. Podendo se tornar um risco para o educando, considerando que a convivência social é fundamental para a educação. Por esse motivo, o papel do professor como mediador entre a tecnologia e informações e alunos enquanto sujeitos é fundamental, podendo auxilia-los para

___________________________

¹Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2010. O “Z” vem de “zapear”, ou seja, trocar os canais da TV de maneira rápida e constante com um controle remoto, em busca de algo que seja interessante de ver ou ouvir ou, ainda, por hábito. “Zap”, do inglês, significa “fazer algo muito rapidamente” e também “energia” ou ”entusiasmo”. TOLEDO; ALBUQUERQUE; MAGALHÃES, (2012, p. 03).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com