TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROJETO EDUCATIVO SOBRE O MUNICÍPIO DE FIGUEIRÃO/MS  

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

 

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

PROJETO EDUCATIVO SOBRE O MUNICÍPIO DE FIGUEIRÃO/MS

 

.

Campo Grande/MS

2015

Roteiro de Projeto: 
 1. Título do projeto – Pequenos Municípios do MS “Figueirão”

 2. Mapa conceitual
 

[pic 2]

 

3. Dados de identificação

Área de Atuação = Geografia e História.

Duração Prevista = 1 Bimestre.

Série = 5 º Ano – Ensino Fundamental I.

4. Justificativa-explicita a escolha do tema, demonstrando o valor do projeto de estudo, destacando a relevância do assunto.

É de suma importância que os alunos desde cedo conheçam a história de lugares não só onde vivem, mas de outros que tem ao seu redor, o surgimento da cidade, o seu desenvolvimento e tudo que envolve esse ambiente, pois esse espaço contribui muito para o crescimento e desenvolvimento dos alunos, tanto social quanto emocional. Sendo assim, a escola tem um papel fundamental neste aprendizado, o de valorizar o patrimônio histórico e cultural presentes em cada localidade. Porém, repassar ao aluno que conhecer a história de uma cidade é importante não é uma tarefa simples, entretanto, à medida que estabelecemos relações entre a história dos próprios alunos e de uma cidade, o tema torna-se contextualizado, favorecendo o interesse e o envolvimento com o assunto. Assim, esse projeto tem o propósito de apresentar aos alunos elementos da história da cidade utilizando diferentes estratégias com o intuito de proporcionar a valorização e o respeito pelas pequenas cidades, fazendo com que ele se reconheça como membro desse contexto e participante da construção dessa história.

Figueirão é uma cidade que contempla uma diversidade cultural riquíssima, e neste roteiro, os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre suas diferentes culturas, suas atividades econômicas, além de aprender mais sobre a sua história e de seus desbravadores, sua geografia como todo, os elementos indispensáveis que precisam saber.

Trata-se de um projeto que tem como objetivo, despertar o interesse dos educandos pela história do município e seus aspectos sociais, culturais e geográficos.

A escolha foi em trabalhar as matérias de Geografia e História juntas, em um só projeto, bem como, a escolha foi pesquisar um pequeno município do nosso Estado, porque poucos conhecem, mas que tem muito a contribuir com o progresso do nosso Estado e do Brasil como todo, assim podendo se estender a outros municípios em cada bimestre, a pesquisa dentro do contesto de cada matéria.  

5. Objetivos didáticos do projeto referem-se as metas do projeto como um todo, as aprendizagens a serem alcançadas.

Verificar a origem de sua história.

Valorizar os aspectos culturais e econômicos de pequenos Municípios.

Conhecer sua geografia e seus elementos fundamentais.

Pesquisar a história do Município, sua origem como se formou, qual é sua cultura, a atividade econômica que predomina, comidas típicas, mas também a sua geografia como sua localização no mapa, distância das outras cidades, solo, vegetação, hidrografia, clima e temperatura. Tudo que envolve o contexto fazendo com que os alunos em um único projeto estudem ambas as matérias.

6. Conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais. Referem-se ao que os alunos deverão saber, saber-fazer e ser ao final do desenvolvimento do projeto.

História (Origem, Formação, Principais Acontecimentos, etc.)

Geografia (Localização, Mapa, Solo, Vegetação, Hidrografia, Temperatura, Clima,etc.)

O conteúdo serão apresentados e explicados o que serão realizados em sala de aula para o projeto e fazer os alunos saber entender  que a Geografia e a História pode estar associadas em um só assunto, como é o caso do pequeno Município escolhido, qual é sua contribuição econômicas para as grandes cidades e outros Estados, que cada um tem em sua história uma peculiaridade, cada aluno deve saber – fazer sua própria pesquisa, em livros, fotos, informações com outros adultos, internet,etc. E ao final do projeto desenvolver uma roda de conversa para ouvir o que cada um aprendeu, descobriu, achou interessante sobre a pesquisa feita.    

 

7. Orientações didáticas- dizem respeito ao trabalho da professora, aos seus procedimentos em sala de aula como organizador das situações didáticas.

No início do presente projeto faremos uma breve apresentação sobre o processo histórico de formação de Figueirão, levaremos para os alunos do 5º ano do ensino fundamental informações apresentando-lhes os fatos e acontecimentos mais marcantes da trajetória do pequeno município. Já em um segundo momento os alunos assistirão a um vídeo com fotos sobre os primeiros habitantes, fundadores, pioneiros do município, de onde vieram, quais populações, de que estados ajudaram a formar a população no início dos anos 60.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (139.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com