TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estado do Piauí

Tese: O estado do Piauí. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2013  •  Tese  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 6

O estado do Piauí

Data de fundação: 16/8/1852

O estado do Piauí está localizado na Região Nordeste do Brasil, limita-se com os estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Tocantins, além de ser banhado pelo oceano Atlântico. Dos estados do Nordeste, o Piauí é o que possui menor extensão litorânea, com apenas 66 quilômetros. No entanto, possui um trecho privilegiado, pois na fronteira com o Maranhão, situa-se o delta do rio Parnaíba, único em mar aberto do continente americano.

A extensão territorial do Piauí é de 251.576,644 quilômetros quadrados, divididos em 224 municípios. É o terceiro maior estado do Nordeste, tornando-se inferior apenas aos estados da Bahia e Maranhão. Sua área corresponde a 2,9% do território brasileiro. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 3.118.360 habitantes. A densidade demográfica é de aproximadamente 12,4 hab/km², o crescimento demográfico é de 0,9% ao ano.

O relevo é caracterizado por terrenos baixos e arenosos no litoral, planaltos na maior parte e depressão a sudeste. O ponto mais elevado é a serra Grande, com 865 metros acima do nível do mar. A cobertura vegetal é composta por mangue no litoral, mata de cocais a oeste e caatinga na maior parte. O clima é tropical e semiárido no interior, em virtude dessa problemática, o estado enfrenta longos períodos de seca.

Principais rios – Canindé, Gurgueia, Longa, Parnaíba, Piauí, Poti.

A principal atividade econômica desenvolvida no Piauí é a agropecuária extensiva, composta por grandes rebanhos de cabra e ovelha, que se adaptam bem ao clima semiárido.

O Piauí apresenta o segundo mais alto índice de analfabetismo do país. Aproximadamente 30% das residências não possuem água encanada, 50% não dispõem de rede de esgoto e 40% não contam com coleta de lixo. O índice de mortalidade infantil é de 26,2 para cada mil nascidos vivos. Taxa de analfabetismo: 10 a 14 anos: 3,9 % 15 ou mais: 19,3 %,,,Fonte: IBGE

EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO DE JANEIRO

Estrutura da Educação Básica

A Educação Básica é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo da Educação Básica é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores [LDBEN Art. 21 e 22]. Dois são os principais documentos norteadores da Educação Básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.

Educação Infantil - Na Educação Infantil, o período da vida escolar que compreende crianças de 0 a 3 anos é denominado de creche e o equipamento educacional que se destina a crianças de 4 a 6 anos é chamado de pré-escola. O Projeto de Lei nº 144/2005, aprovado pelo Senado em 25 de janeiro de 2006, estabelece a duração mínima de 9 (nove) anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Até 2010, os Municípios, Estados e Distrito Federal atenderão esta modificação que estabelece a idade de seis anos para matrícula no primeiro ano do Ensino Fundamental.

Ensino Fundamental - Com duração de nove anos, o Ensino Fundamental é destinado a crianças e adolescentes com idade entre seis e 14 anos. Em 1996, assumiu o lugar do chamado Primeiro Grau, que era composto do curso primário (com duração de quatro a cinco anos) e do curso ginasial (com quatro anos de duração). O Ensino Fundamental é dividido em duas fases: a primeira vai da primeira a quinta série, incluindo a alfabetização e a consolidação dos conteúdos básicos. A segunda vai da sexta a nona série.

Ensino Médio - O Ensino Médio, anteriormente chamado de 2º Grau, é a etapa final da Educação Básica. O Ensino Médio está estruturado em 3 (três) anos, com duração mínima de 2.400 horas. Tem como objetivos a consolidação e o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, além da preparação para a vida e para os primeiros passos no mercado de trabalho.

CAMPOS DOS GOYTACAZES

Campos dos Goytacazes nota é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Com uma população de 472 300 habitantes (em 2012), é o município com a maior extensão territorial do estado, ocupando uma área pouco menor que a do Distrito Federal. Em Campos, se localizam importantes universidades públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro.

Educação

Uma nova lei federal vem causando controvérsia entre a comunidade pedagógica e a população em geral. De 5 de abril, a lei que obriga pais ou responsáveis a efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade, provoca mudanças nas diretrizes e bases do ensino de 1996, que estabelecia a idade mínima obrigatória para o ingresso na escola como seis anos. O fato tem levado profissionais da educação a contestar as condições dos centros de ensino público em oferecer instrução a essa nova faixa etária, que agora passará a frequentar as salas de aulas. Em Campos, a rede municipal diz que já atua com essas crianças na pré-escola. Para a coordenadora geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe – Campos), Cristine Marcelino, a sanção da nova lei poderá acarretar ainda mais obstáculos para o sistema de ensino público, que já tem problemas em sua estrutura atual para atender a quantidade de alunos no município.— O município terá até 2016 para se adequar à demanda. Mesmo assim, prevejo dificuldades, pois atualmente já contamos com 7.142 alunos excedentes em escolas públicas de Campos. O plano municipal de educação previa que todas as escolas funcionassem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com