TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O labirinto e sua importancia

Por:   •  22/3/2017  •  Abstract  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Sabemos que a preservação da cultura é de suma importância diante dos dias atuais, haja vista que, a mesma é construída dia após dia com diálogos que envolvem a tradição de famílias e comunidades, hoje, nos grandes centros não encontramos com facilidade osresguardos de tradições que são capazes de transformarem vidas. Foi pensando nisso que o presente artigo tem o objetivoevidenciara produção de um tipo de bordado denominado “Labirinto”em Serra Rajada, Riachão do Bacamarte-PB, bem como, os resultados gerados nos espaço geográficos a partir do mesmo, que vem ganhando destaque pela perseverança de mulheres que preservam a cultura de forma impar no local onde moram.

A partir da tradição familiar repassada pelas matriarcas de suas famílias, as mulheres de Serra Rajada transformam suas vidas e de outras pessoas de forma única, bem como, o espaço onde estão localizadas, Justificamos a escolha do tema dessa pesquisapelo fato da falta de informações mais profundascom relação ao assunto, haja vista que, pouco se fala sobre a importância do Bordado em Labirinto para a vida, espaço e economia local. Nesse sentido, a problemática da pesquisa está assentada nas seguintes questões:A cultura do Bordado em Labirinto influência no cotidiano das pessoas envolvidas? Na economia? De que forma a geografia espacial é modificada a partir desse fazer artesanal? Como esse artesanato persevera diante do tempo? Haja vista que para Melo et al. (2002, p. 11)

O artesanato é um exemplo de produção cultural popular que resistiu e resistirá a todas e quaisquer alterações impostas pelo tempo. O artesanato acompanha o tempo sem querer vencê-lo e não aceitando sua dominação. Assim, na atualidade os valores do passado estão mais vivos e são ressaltados no imaginário que povoa a criação de uma cultura material adaptada ao universo contemporâneo.

É com esses questionamentos que pretendemos investigar o interesse pelo assunto e conhecer mais afundo a vida tanto das mulheres que trabalham de forma árdua quanto dos que rodeiam e vivenciam o valor cultural dia após dia. Nos colocando em contato com uma realidade diversa, complexa e provocativa, despertando ainda mais o interesse pelo tema exposto. Foram obtidas respostas para cada indagação existente, se tornou perceptível que a partir da preservação cultural somada com a vontade de expandir os negócios as mulheres conseguem inclusive modificar o espaço geográfico ao seu redor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com