TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO

Por:   •  6/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

A indústria tem o seu surgimento na Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, na Europa, mais precisamente no Reino Unido, tendo como principal finalidade, transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando da força humana e máquinas. Desde então a atividade industrial vem sendo, sem dúvidas, um dos principais agentes de produção e transformação do espaço geográfico na sociedade. A atividade industrial influencia diretamente no processo de transformação de uma sociedade, sendo considerado o próprio símbolo da modernidade, promovendo a expansão das cidades, a formação de grandes centros comerciais, além de proporcionar o crescimento da economia, gerando mais empregos e, por conseguinte, aumentando o número de consumidores.

A produção do espaço resulta do trabalho social e, atravessando como um todo a vida social tem-se os sistemas econômicos, no qual são responsáveis pelas modificações no espaço geográfico, estruturando determinados lugares de acordo com a atividade econômica, alterando o meio, produzindo novos ambientes, influenciando os fluxos migratórios. Isto posto, a sapiência acerca das teorias locacionais evidencia-se como fundamental para o estabelecimento de uma indústria, determinando e interferindo no processo de distribuição das fábricas pelo espaço geográfico, tendo os fatores locacionais como elementos que atraem as indústrias no que se refere à sua localização de produção. Assim, o espaço se mostra mais que um meio de produção, é também uma força, um produto, e um instrumento político importante para o Estado.

2. Desenvolvimento

O espaço geográfico é a expressão visível de como a sociedade está organizada segundo as normas pré-estabelecidas, é nele que estão expressas as desigualdades sociais, a distribuição do poder e jogo de interesses. Desta forma, a produção do espaço urbano se dá por meio de impetuosos processos de expropriação e espoliação, nos quais, são realizados com a participação do Estado, consequentemente, esses processos subordinam a função social da terra aos interesses econômicos. Assim, o Estado se relaciona com o espaço geográfico no concerne de que o trabalho acontece no espaço geográfico, é nele que se obtém lucro, e onde ocorre os vários métodos de trabalho e de exploração.

Conforme (Souza, 1993, p.14) “a industrialização não surgiu em todas as partes ao mesmo tempo, mas em algumas regiões do planeta”. Atualmente é comum se observar no mundo, zonas ou polos de concentração de indústrias. Esses polos dependem do bom relacionamento e conhecimento acerca das teorias locacionais, visto que a importância de cada fator locacional é variável e, depende do tipo de indústria, pois, em muitos casos, um aspecto influencia mais que outro, determinando, assim, a localização da indústria.

Os efeitos da globalização foram sentidos com mais força no Brasil a partir da segunda metade do século XX, quando mais empresas multinacionais desembarcaram em território brasileiro. Esse período também é marcado pela modernização do campo, absorvendo os signos produzidos no contexto da Revolução Verde, juntamente com a intensificação da mecanização e industrialização do trabalho rural e o desenvolvimento dos grandes centros urbanos.

Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com