TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS Filosofos

Trabalho Universitário: OS Filosofos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 7

AS INFLUÊNCIAS DOS PENSADORES GREGOS NA EDUCAÇÃO ATUAL

Joselito de Oliveira Matos

Professora: Lineia da Silva Souza

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Matemática (LED0193) – Filosofia Geral e da Educação

10/11/13

RESUMO

O presente trabalho tem por finalidade analisar os principais filósofos gregos e suas influencias na educação atual, e suas contribuições em crer na educação como grande mola que pode modificar a sociedade, bem como a política, formando homens éticos, sábios e virtuosos.

Palavras-chave: Principais Filósofos, Educação, Contribuição.

1 INTRODUÇÃO

São inúmeras as contribuições que os filósofos gregos deram a educação atual. Antes mesmo de existirem escolas, a educação já era assunto de pensadores. Um dos primeiros foi o grego Sócrates, para quem os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos. Para seu discípulo Platão, o conhecimento só poderia ser alcançado num plano ideal e nem todos estariam preparados para esse esforço. Aristóteles, discípulo de Platão, inverteu as prioridades e defendeu o estudo das coisas reais como um meio de adquirir sabedoria e virtude. O sistema de ensino que ele preconizou era acessível a um número maior de pessoas.

2 INFLUÊNCIAS DOS PRINCIPAIS FILÓSOFOS GREGOS PARA A EDUCAÇÃO.

2.1 PLATÃO

FIGURA 1 PLATÃO

FONTE: Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=plat%C3%A3o&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=PGaPUo6pGcO0sASfv4GQBw&sqi>Acesso em 20 de out de 2013

Um dos mais jovens discípulos de Sócrates foi um aristocrata ateniense, chamado Platão. Era campeão de atletismo (Platão significa de ombros largos),estudante brilhante e membro de uma família ateniense, altamente respeitada e riquíssima. Foi, na verdade, um dos poucos filhos favoritos da fortuna que já existiram. Contudo sua amizade por Sócrates quase lhe custa a vida. Foi obrigado a deixar a cidade e somente doze anos depois é que pôde ter certeza de que não havia perigo em regressar.

Filósofo grego nasceu em Atenas. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Filho de uma família de aristocratas começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates. Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. Fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as ideias e pensamentos socráticos.

2.1.2 PLATÃO E A EDUCAÇÃO

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade. O processo deveria ser longo, porque Platão acreditava que o talento e o gênio só se revelam aos poucos.

Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.

Platão rejeitava métodos de ensino autoritários. Ele acreditava que se deveriam deixar os estudantes, sobretudo as crianças, à vontade para que pudessem se desenvolver livremente. O processo dialético platônico pelo qual, ao longo do debate de ideias, depuram-se o pensamento e os dilemas morais também se relaciona com a procura de respostas durante o aprendizado.

Portanto, a educação que é expressa nas obras de Platão tem projeções políticas, pois “uma boa educação pode corrigir uma má natureza e uma educação inadequada faz estragos nas melhores naturezas.” (KOHAN, p. 40).

2.2 ARISTÓTELES

Reunia ele na sua cabeça a sapiência de centenas de homens. Era aprendiz de todos os negócios e profissões e entendido em tudo. Podia falar e escrever, com igual autoridade, de assuntos tão diversos, como política, drama poesia, física, medicina, psicologia, história, lógica, astronomia, ética, história natural, matemáticas, retórica e biologia. Foi talvez o mais harmonioso e o mais lógico pensamento, que jamais existiu.

FIGURA 2 ARISTÓTELES

FONTE: Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=arist%C3%B3teles&hl=pt-BR&authuser=0&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=GK> Acessada em 21 de out de 2013.

Filho de Nicômaco, médico pessoal de Amintas, rei da Macedônia, nasceu na Estagira, em Calcídica, situada no litoral norte do Mar Egeu. Com aproximadamente 17 anos foi viver em Atenas, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou alguns anos como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.

2.2.1 ARISTÓTELES E A EDUCAÇÃO

A educação, para Aristóteles, é um caminho para a vida pública. Cabe à educação a formação do caráter do aluno. Perseguir a virtude significaria, em todas as atitudes, buscar o "justo meio". A prudência e a sensatez se encontrariam no meio-termo, ou medida justa "o que não é demais nem muito pouco", nas palavras do filósofo.

Aristóteles considerava a família o núcleo inicial da organização das cidades e a primeira instância da educação das crianças. Atribuía, no entanto, aos governantes e aos legisladores o dever de regular e vigiar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com