TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estados Unidos

Exames: Os Estados Unidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Estados Unidos da América, república federal situada na América do Norte e formada por 48 estados contíguos, além do Alasca e do Havaí. Dos Estados Unidos dependem, sob formas variadas, o estado associado de Porto Rico, as Ilhas Virgens, a baía de Guantánamo (Cuba), a ilha de Guam, a Samoa Oriental, as ilhas Marianas, o arquipélago Midway, a Federação de Estados Micronésios, as ilhas Palau, o arquipélago das ilhas Marshall e outras pequenas ilhas e ilhéus de importância militar.

O conjunto dos 48 estados limita-se ao norte com o Canadá, a leste com o oceano Atlântico, ao sul com o golfo do México e com o México e a oeste com o oceano Pacífico. Os Grandes Lagos e o rio São Lourenço formam parte da fronteira norte; o rio Grande, ou Bravo, faz parte da fronteira sul. A capital é Washington. A superfície é de 9.809.155 km2 (inclusive o distrito federal de Colúmbia).

TERRITÓRIO E RECURSOS

A parte mais antiga do continente é o escudo canadense, ou meseta laurentina, massa granítica no nordeste dos Estados Unidos, formada no período pré-cambriano. Após a colisão que formou os montes Apalaches, o continente começou a se deslocar em direção ao oeste. Os Apalaches começaram a sofrer erosão e seus sedimentos se acumularam nas Grandes Planícies do centro do continente e nas planícies costeiras do Atlântico e do golfo do México. Enquanto isso, a colisão do continente com a placa do Pacífico provocou novos alinhamentos montanhosos no oeste: as Montanhas Rochosas, Sierra Nevada, na Califórnia, os montes Wasatch, em Utah, diversas cordilheiras em Nevada e a cordilheira Teton, em Wyoming.

Durante os períodos glaciais, formaram-se os lagos alinhados e as rochas descobertas da Nova Inglaterra e do norte de Minnesota (ver placas tectônicas). Existe grande diversidade de temperaturas de sul a norte e grande variedade de climas, dependendo das estações e dos estados; em geral, variam do clima subtropical da Flórida ao frio e úmido do norte, passando pelo quente e seco do sul e pelo continental das grandes planícies centrais. Os principais rios são: Hudson, Mississippi, Arkansas, rio Grande, Colorado, Snake e Colúmbia.

Os cinco Grandes Lagos — Ontário, Erie, Huron, Michigan e Superior — ocupam uma série interconectada de bacias que formam grande artéria de transporte. Os bosques ocupam 32% da superfície dos Estados Unidos. Ao norte, o Alasca é uma tundra, no interior e no sul crescem principalmente pinheiros e abetos, dando lugar à denominada taiga. No entanto, mais em direção ao sul, o bosque alcança sua diversidade máxima: o Parque Nacional Great Smoky Mountains. No sul da Flórida, crescem espécies subtropicais e tropicais. Nas áreas árticas e regiões montanhosas de tundra, vivem marmotas, esquilos da terra, peixes de água fria e a truta comum. Nos bosques de madeira nobre do leste do país, habitam alces, ursos negros, cervos, raposas, mapaches, zorrilhos e grande variedade de pássaros pequenos. Na costa do golfo do México vivem pássaros maiores. O bisão está, em geral, associado às pradarias.

POPULAÇÃO E GOVERNO

A população (1995) é de 263.437.000 habitantes, com densidade de 26,4 hab/km2. O grupo mais numeroso (aproximadamente 58 milhões) é de ascendência inglesa; 38,7 milhões são descendentes de irlandeses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com