TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais recursos minerais encontrados na região nordeste

Por:   •  29/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 3

Principais recursos minerais encontrados na região nordeste ☺

Recursos minerais:

O Nordeste é rico em recursos minerais. Os destaques são o petróleo e o gás natural, produzidos na Bahia, em Sergipe e no Rio Grande do Norte. Na Bahia, o petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na Pólo Petroquìmico de Camaçari. O Rio Grande do Norte, responsável por 11% da produção nacional em 1997, é o segundo maior produtor de petróleo do país, atrás do Rio de Janeiro. Produz também 95% do sal marinho consumido no Brasil. Outro destaque é a produção de gesso em Pernambuco, que responde por 95% do total brasileiro. O Nordeste possui ainda jazidas de granito, pedras preciosas e semipreciosas.

Recursos minerais de cada região:

- ALAGOAS:

Alagoa -se destaca no setor mineral através da extração do Sal-Gema, do Petróleo e do gás. Uma atividade de grande importância é a extração de minerais para agregados da construção civil. O estado ainda possui reservas de Argila Industrial e de mineiros metálicos como Cobre e Ferro.

- Bahia:

Na Bahia seus principais mineiros são Barita, Diatomito, Pedras preciosas, Bentônica, rochas, Calcarias, Crômica, Cobre, Talco, Gipsita, Fósforo, Argila, Rochas Ornamentais, Magnesita, Ferro, Sal-Gema, Ouro, Urânico, Grafita, Níquel e Vanádio. A Bahia se coloca como um dos principais produtores brasileiros, as riquezas que brotam do subsolo baiano e fazem do estado o quinto maior produtor mineral do Brasil. A Unidade de Concentrado de Caetité produz anualmente cerca de 400 toneladas de concentrado de urânio, o suficiente para abastecer as usinas Angra 1 e Angra 2

- Ceará:

No Ceará os principais mineiros são: Argilas, Gemas, Gipsita, Diatomito, fosfato, grafita, vermiculita, Barita, Talco e Rochas Ornamentais. Depósitos de argilas são encontrados em praticamente, todo o estado do Ceará. Estima-se uma reserva equivalente a 572 milhões de metros cúbicos de argila para o estado do Ceará.

- Maranhão:

A formação geológica confere ao estado do Maranhão o seu potencial mineral, cuja atividade é de pequenas expressões na economia, seja pela concentração de minerais, ou seja, pela forma de extração. Entre os principais mineiros, pode-se destacar: Calcário, Gipsita, Ouro, Cobre, Diamante, Opala, Mármore, Argila Petróleo, Enxofre, Manganês, ferro, Urânio, Granito, Sal Marinho.

- Paraíba:

A Paraíba destaca-se pela produção de mineiros não metálicos, também chamados de minerais industriais. Há também jazidas de mármore e ocorrências de fosforita, Tungstênio, Colômbia, Bentônica, Berilo, Cassiterita, Zircônia, Cianita, Caulim, Calcário Sedimentar e Cristalino, Granito, Argilas comuns e plásticas e Feldspato. A Paraíba e responsável por mais de 90% da produção de bentônica bruta no país e, o maior Estado produtor de cimento do Nordeste.

- Piauí:

O Estado do Piauí e o segundo do Nordeste e entre os dez maiores do país com incidência de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com