TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos minerais nordeste

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  7.267 Visualizações

Página 1 de 3

Alagoas- Se destaca no setor mineral através da extração do Sal-gema, do Petróleo e do Gás. Uma atividade de grande importância é a extração de minerais para agregados da construção civil. O Estado ainda possui reservas de Argila Industrial e de minérios metálicos como o Cobre e Ferro.

Bahia- Seus principais minerais são Barita,Diatomita,Pedras preciosas,Bentonita,Rochas Calcarias, Cromita,Cobre,Talco,Gipsita,Fósforo,Argila,Rochas Ornamentais,Magnesita,Ferro,Sal-gema,Ouro,Urânio, Grafita,Níquel e Vanádio. A Bahia se coloca como um dos principais produtores brasileiros,as riquezas que brotam do subsolo baiano e fazem do Estado o quinto maior produtor mineral do Brasil.A Unidade de Concentrado de Caetité produz anualmente cerca de 400 toneladas de concentrado de urânio, o suficiente para abastecer as usinas Angra 1 e Angra 2.

Cidade de Maracás abriga mina com maior teor de vanádio do mundo.

Ceará- Seus Principais minerais são:Argilas,Gemas ,Gipsita ,Diatomita ,Fosfato, Grafita, Vermiculita ,Barita, Talco,Rochas Ornamentais .

Reservas- Depósitos de argilas são encontrados em, praticamente, todo o Estado do Ceará.Estima-se uma reserva equivalente a 572 milhões de metros cúbicos de argila para o Estado do Ceará.

ROCHAS ORNAMENTAIS .O Ceará tornou-se o 5º(quinto) maior estado exportador, atingindo cerca de 12,2 milhões de toneladas.

Maranhão- A formação geológica confere ao Estado o seu potencial mineral, cuja atividade é de pequena expressão na economia, seja pela concentração de minerais, ou seja pela forma de extração.

Entre os principais produtos, pode-se destacar: Calcário, Gipsita, Ouro, Cobre, Diamante Opala,Mármore,Argila Petróleo,Enxofre, Manganês ,Ferro,Urânio,Granito,Sal Marinho .

Paraíba- Destaca-se pela produção de minerias não-metálicos, também chamados de minerais industriais. Há também jazidas de mármore e ocorrências de Fosforita, Tungtênio, Colombita, Bentonita , Berilo ,Cassiterita, Zirconita, Cianita, Caulim, Calcário Sedimentar E Cristalino, Granito, Argilas Comuns E Plásticas E, Feldspato .

A Paraíba é responsável por mais de 90% da produção de bentonita bruta no país e, o maior Estado produtor de cimento do Nordeste.

Piauí- O Estado como o segundo do Nordeste e entre os dez maiores do país com incidência de minérios. Um dos pontos que chama a atenção é a diversidade da riqueza mineral piauiense, uma vez que não há apenas um minério específico em destaque,mas vários, entre eles Ferro ,Diamantes, Fósforo, Níquel, Mármore, Calcário,Argila ,Opala.

É na região de Pedro II, que se localiza a única reserva de OPALA nobre do Brasil. A pedra, que reflete as cores do arco-íris.

Pernambuco- As atividades extrativas minerais mais intensas se verificam na bacia do Araripe e nas bacias costeiras do estado.  Essas atividades, contudo, pouco expressivas quando comparada com as que ocorrem em outros estados do país. Os principais recursos minerais explorados são: Argila,Caulim,Calcário, Ferro,Gipsita,Areias quartzosas,Ouro

Rio Grande do Norte- Possui cerca de 50 bens minerais, dentre eles estão: Scheelita,Tungstênio, Berilo, Calcário, Gipsita, Mármore, Tantalita, Sal, Petróleo, Feldspato e outros. Porém apenas cerca de 22 desses 50 minerais é explorada, Destaca-se a extração de sal marinho (cerca de 90% da produção nacional).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (819.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com