TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais fatores que explicam o clima brasileiro

Artigo: Os principais fatores que explicam o clima brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Artigo  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

Embora seja um país predominantemente quente e úmido, o Brasil não se apresenta como um todo homogêneo. Áreas mais quentes, mais úmidas, menos quentes, semiúmidas e até quentes e secas (semiáridas) constituem diferentes domínios climáticos.

Dentre os principais fatores que explicam o clima brasileiro, pode-se destacar:

a) Predomínio das terras brasileiras em baixas latitudes.

b) Situação do relevo, com predomínio de depressões e planaltos, sem grandes altitudes.

c) A atuação predominante do sistema de ar quente intertropical - massas de ar tropicais e equatoriais - na maior parte do Brasil durante o ano. Esse fator, correlacionado com a latitude e a altitude, explica a razão de a maior parte dos domínios serem principalmente quentes, com exceção do domínio subtropical. Compare os dois mapas das massas de ar. Observe que a mEc, a mEa e a mTc atuam mais no verão, pois têm sua ação atenuada no inverno pela expansão da mTa e da mPa.

O comportamento médio da atmosfera brasileira é consequência dos avanços e recuos dessas 5 massas de ar: 2 equatoriais, 2 tropicais e 1 polar.

Massas de ar no Brasil

A mEc - Equatorial Continental - é a massa de ar quente e úmido que domina a Região Norte, boa parte do Centro-Oeste e parte do Nordeste. Sua área de origem é a Amazônia, daí sua importância no transporte da umidade produzida pela evapotranspiração local. Esse domínio se dá na maior parte do ano e é menos acentuado durante o inverno austral.

A mEa - Equatorial Atlântica - tem sua origem no Atlântico Norte e possui características quentes e úmidas. Atua na parte setentrional do Brasil, com grande influência no regime de chuvas da região Nordeste.

A mTc - Tropical Continental - é uma massa quente e seca, com origem na Depressão do Chaco, região paraguaia próxima ao Pantanal. Tem bastante influência no Brasil Central e parte do Sudeste, especialmente no inverno.

A mTa - Tropical Atlântica - é outra massa de ar quente e úmido que avança pelo território brasileiro. Ela influencia, de maneira dominante, o comportamento atmosférico da Região Sudeste e da Região Sul. O grande domínio da Tropical Atlântica estende-se de outubro a maio, principalmente nos meses de verão. Mas durante o inverno essa massa é deslocada pelos ventos alísios, atingindo também o Nordeste.

A mPa - Polar Atlântica - chamada também de Polar Antártica, é a massa de ar frio que determina, durante c inverno, o estado de tempo ou comportamento atmosférico na Região Sul. Os avanços da Polar Atlântica provocam ondas de frio na Região Sul, na Região Sudeste e no Centro-Oeste. Essas ondas de frio são acompanhadas, muitas vezes, por chuvas prolongadas ou garoas, geadas e até por quedas de neve. Até mesmo a Amazônia é atingida por esses avanços da Polar Atlântica durante o inverno austral. É o fenômeno da "friagem", que ocorre no sul de Amazonas e no norte do Mato Grosso.

Os ventos alísios - que deslocam as massas de ar Equatorial e Tropical atlânticas - são chamados constantes.

Ventos alísiosO vento alísio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com