TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADU ARAGUAÍNA: EXPERIÊNCIAS DO PRÈ-ENEMCOMUNITÁRIO

Por:   •  1/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

PADU ARAGUAÍNA: EXPERIÊNCIAS DO PRÈ-ENEMCOMUNITÁRIO

Autores: PAULA, Murilo Henrique S. de[1]; BELÉM; COSTA, Kênia Gonçalve²; CRUZ, José Manoel Sanches da3.

Palavras-chave: PADU; Fósseis; Evolução; Tectônica de placas.

INTRODUÇÃO

O projeto do cursinho PADU (Programa de Acesso Democrático à Universidade) UFT (Universidade Federal do Tocantins) (UFT, 2018), teve início em fevereiro e término em novembro. O intuito do projeto é oferecer ao estudante de escola pública o acesso à universidade, oferecendo uma preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), além de oferecer a oportunidade aos/as acadêmicos/as dos cursos de licenciatura do campus de Araguaína de obter a experiência de sala de aula em um cursinho preparatório, qualificando ainda mais o/a acadêmico/a como docente.

METODOLOGIA

O projeto cursinho PADU-UFT, iniciou suas atividades com o período de inscrições de fevereiro a março realizado na instituição, e de março para novembro foram ministradas aulas, havendo uma pausa nas férias no mês de julho e retomando as atividades em agosto deste ano. No período de inscrições, houve um total de 498 inscritos/as, sendo que foram apenas 150 vagas oferecidas dentro da estrutura disponibilizada pela instituição, tornando necessária a realização de um processo seletivo devido ao grande número de inscritos/as. Diante das condições para o processo seletivo, se deu através do coeficiente do histórico escolar do último ano letivo do ensino médio do/a inscrito/a, selecionando assim, 150 participantes para o projeto e os demais inscritos/as, 348, foram inseridos em uma lista de espera classificada em ordem decrescente pelo coeficiente.

Dos/as participantes, entre os meses de março para junho, houve uma média de 60 alunos/as que desistiram do projeto, alguns relataram a desistência por sobrecarga, já que alguns trabalhavam e outros estudavam de segunda-feira a sexta-feira, outros por não conseguir acompanhar os conteúdos, realizando uma segunda chamada de 60 alunos/as, e finalizando com uma lista de espera de 288 inscritos/as.

Além disso, o projeto teve como programação: reuniões entre bolsistas, reuniões entre bolsistas e coordenadores, horários de atendimento dos bolsistas para os/as estudantes do projeto e proposição de 4 simulados, que diante das dificuldades financeiras da instituição só foi possível a aplicação de 01 simulado.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Dado que, em outubro de 2016 a Folha de São Paulo (SADAÑA, 2016), divulgou um gráfico onde compara o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas públicas com uma pontuação média de 3,1 e com as privadas tendo uma pontuação de 5,7, podemos ver uma diferença de mais de 2 pontos no rendimento escolar dos/as alunos/as. Tendo isso em vista, e com o intuito de integrar o máximo de estudantes possíveis da rede pública de ensino, podendo oferecer a oportunidade para a preparação até o ENEM, visto que muitos desses estudantes não têm acesso à rede de ensino privada de ensino, que pela informação da Folha de São Paulo as redes de ensino privada tem um melhor desempenho, o projeto vem para oferecer o acesso à universidade para estes estudantes da rede de ensino pública. Com isso, pensando em incentivar a permanência e a melhora do rendimento escolar do/as estudantes foi adotada como processo seletivo a avaliação do rendimento do histórico escolar do último ano letivo do ensino médio do/a participante, classificando em uma ordem decrescente.

Já para a elaboração dos materiais pedagógicos, o projeto trabalhou em parceria com a plataforma App Prova (APP-PROVA, 2017; 2018), nos fornecendo dados de infográfico com conteúdos mais cobrados, os materiais dos conteúdos e habilidades mais cobradas e erradas no ENEM de 2009 a 2017. Com esses materiais a metodologia das aulas de cada disciplina ficou a critério individual de cada bolsista, realizando algumas reuniões entre bolsistas para troca de experiências, além da pesquisa realizada com 71 estudantes do projeto, reunindo dados dos estudantes e fazendo um levantamento sobre a estrutura do projeto, sobre a metodologia dos/as bolsistas em geral, sobre o desempenho de cada bolsista, sobre os conteúdos ministrados e um levantamento de sugestões para o projeto, tornando possível uma melhor leitura do projeto oferecido. Contudo, na intenção de conseguir oferecer uma melhor preparação e acompanhamento para os estudantes desse projeto, foi aplicado 1 simulado, que foi de total importância para preparação dos/as estudantes do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com