TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA SOLOS NA REGIÃO SUL

Por:   •  25/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

TEMA: Solos da Região Sul

ANO: 6º

PROFESSOR: Ricardo Pelozi Cardoso

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Compreender o que é o solo, como se dá a formação e quais os solos predominantes na Região Sul do Brasil.

HABILIDADE BNCC: (EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

APRESENTAÇÃO DO TEMA:

Tempo estimado: 3 minutos

Procedimentos: Nesse momento será apresentado o assunto que será tratado no decorrer da aula, explicando a escala regional selecionada, evidenciando a existência de outras escalas. 

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Tempo estimado: 5 minutos

Procedimentos: Iniciar com a pergunta “o que é solo?” Logo em seguida, começar a explicação, ressaltando que o solo não é apenas uma camada superficial da Terra, é também um recurso natural renovável, responsável por abrigar diversas espécies vegetais e também contribuir para a sobrevivência do homem e também dos animais.

A partir dessa breve introdução, trazer a tona como se da à formação do solo, que ocorre a partir do intemperismo e decomposição das rochas que são formadas por diversos minerais.

Link de acesso: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-solo.htm

PROBLEMATIZAÇÃO:

Tempo estimado: 5 minutos

Procedimentos: Iniciar com as seguintes questões: “Mas afinal como é o solo na Região Sul do Brasil?” “Quais os solos predominantes?”

Ressaltar que o solo na Região Sul é considerado um dos solos mais ricos do Brasil. No Paraná são muito férteis, e em outras regiões necessitam de correção. O  Nitossolo vermelho é predominante na região Sul, é popularmente conhecido como terra roxa, o salmoro é outro tipo de solo existente no Sul do Brasil, vem de rochas graníticas e gnaisses; os solos aluviais são formados por conta da sedimentação em vales e vázeas; os planossolos são solos com abrupto acúmulo de argila em subsuperfície e baixa permeabilidade; os cambissolos  são férteis e moderadamente desenvolvido se encontram principalmente no Rio Grande do Sul. De maneira geral, a formação do solo na Região Sul se dá a partir da decomposição de rochas magmáticas como basaltos e diabásio, rochas sedimentares, como por exemplo, arenitos, e rochas metamórficas como é o caso do gnaisse.

Link de acesso: https://www.folhadelondrina.com.br/economia/na-regiao-sul-estao-os-solos-mais-ricos-do-pais-463584.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/tipos-solo-brasil.htm

https://www.embrapa.br/tema-solos-brasileiros/solos-do-brasil 

AÇÃO PROPOSITIVA:

 Tempo estimado: 2 minutos

Procedimentos: Explicar a atividade que em uma aula normal seria uma atividade para casa, e no caso de uma aula online seria para me enviar na próxima semana via email ou portal do aluno.

Complete as frases e encaixe as respostas na cruzadinha.[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com