TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRECIPITALÇÃO MENSAL NO MUNICIPIO DE MORRINHOS NOS ANOS DE 1985 A 2015

Por:   •  10/12/2020  •  Artigo  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

 PRECIPITALÇÃO MENSAL NO MUNICIPIO DE MORRINHOS NOS ANOS DE 1985 A 2015

                                                        Lorena Laura Moura Pereira

                                                        Tyahgo Aragão dias  (orientador)

RESUMO

O estado do Ceara localizado no nordeste do Brasil possui um sistema climatológico diferenciado das outras regiões sendo objeto de vários estudos sobre o regime de chuvas peculiar que ocorre. O estado foi divido em Macrorregiões Homogêneas de chuva através de estudos realizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUCEME). Com intuito de caracterizar e construir possíveis cenários em relação ao nível de chuva, foi instalado postos pluviométricos nessas macrorregiões para a captação de dados. Esse artigo trata de uma análise da precipitação mensal no município de morrinhos, Ceara, do início de coleta de dados em 1985, á 2015. Nos dados apresentados é possível identificar as épocas mais chuvosas/secas da região e o comportamento do regime de chuva ao longo dos anos avaliados.

Palavras-chaves: morrinhos, precipitação, chuvas.

INTRODUÇÃO

        O regime de chuvas no Ceará é altamente concentrado na estação chuvosa, cerca de 90% dos totais pluviométricos ocorrem em apenas seis meses. Nos sertões, o período mais chuvoso corresponde aos meses de março e abril, e a pluviosidade anual está em torno de 550 milímetros; enquanto no litoral e nas serras, ela supera 1.000 milímetros e o regime de precipitação é mais bem distribuído, de dezembro a junho.

         A análise dos dados revela que a precipitação possui uma variância interanual significativa e está associada a variações de padrões de Temperatura da Superfície do Mar sobre os oceanos tropicais, os quais afetam a posição e a intensidade da Zona de Convergência Intertropical sobre o Oceano Atlântico, assim como às anomalias de temperatura observadas no Oceano Pacífico, que resultam em anos com La Niña e/ou El Niño.

        Ao analisar o município de Morrinhos, o perfil da precipitação anual não difere de outras regiões do Nordeste, com chuvas mais acentuadas na estação do verão, nos meses de fevereiro a maio, e períodos mais escassos na estação de inverno, principalmente nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Apresenta frequência, na quantidade e volume de chuvas, bem regular ao longo dos 30 anos de coleta de dados, de 1985 á 2015.

Mês

Precipitação (mm)

Janeiro

115

Fevereiro

148

Março

264

Abril

228

Maio

122

Junho

42

Julho

16

Agosto

4

Setembro

1

Outubro

1

Novembro

2

Dezembro

23

Tabela com precipitação, em milímetros, do ano de 2018

Dados : Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME

Instituto nacional de Pesquisa espacial - INPE.

MATERIAIS E MÉTODOS

        Na etapa inicial do trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória da região, buscando selecionar um município que fosse representativo para analisar as diferenças climáticas. Foram consideradas a média mensal das precipitações ao longe de 30 anos de coleta de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com