TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESCARTE ADEQUADO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS NO MUNICÍPIO DE MORRINHOS DO SUL/RS COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  5/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.083 Palavras (21 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade Federal do Rio Grande – FURG[pic 1][pic 2]

Universidade Aberta do Brasil

Secretaria de Educação a Distância - SEaD

Curso de Educação Ambiental Lato Sensu

O DESCARTE ADEQUADO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS NO MUNICÍPIO DE MORRINHOS DO SUL/RS COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

(Projeto de ação em Educação Ambiental)

Marcelo Benetti Selau

Aléssio Almada da Costa

Picada Café

2014



O DESCARTE ADEQUADO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS: SUA CORRETA DESTINAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MORRINHOS DO SUL/RS

(Projeto de ação em Educação Ambiental)

Marcelo Benetti Selau

Projeto de Pesquisa do Curso de Pós graduação em Educação Ambiental Lato Sensu - EAD apresentado a Universidade Federal do Rio Grande.  

Picada Café

2014


SUMÁRIO

RESUMO

INTRODUÇÃO

01

JUSTIFICATIVA

02

OBJETIVOS

02

GERAL

02

ESPECIFICOS

02

PROBLEMA

03

PRESUPOSTOS TEORICOS

METODOLOGIA DA AÇÃO

CRONOGRAMA

RECURSOS

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA

06

09

10

11

11

ANEXO

13


RESUMO

O presente projeto de ação em educação ambiental versa sobre as conseguencias do descarte inadequado de medicamentos vencidos, mais especificadamente sobre seu descarte no município de Morrinhos do Sul. No decorrer do projeto, serão distribuídos encartes sobre os efeitos que podem ocorrer a saúde da população e ao meio ambiente além de ocorrer um trabalho de conscientização e pesquisa junto aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Básica Sagrada Família. A fim de diminuir o descarte de forma errônea serão oferecidos postos de coleta dos medicamentos junto às unidades básicas de saúde da rede municipal de saúde. O projeto visa, além de diminuir o descarte de medicamentos junto aos recursos naturais incentivar a população a cuidar mais do meio ambiente.


INTRODUÇÃO

O uso desenfreado de medicamentos tem gerado, além de problemas de saúde ao usuário, um acumulo enorme de medicamentos vencidos que não foram utilizados durante sua vida útil. Dito isto nos deparamos que um problema: O que fazer com estes medicamentos? A resposta para esta indagação parece ser clara: Por que não recolhe-los e dar uma correta destinação.

Este projeto de ação pretende oferecer postos de coleta para os medicamentos vencidos, mas, além disto, e acima disso visa instigar a população em geral e principalmente os jovens através da inserção de informação junto a cenário acadêmico (ensino médio) objetivando formar senso critico mais atuante junto a comunidade de Morrinhos do Sul, através de residir/consumir/cuidar dos recursos naturais disponíveis.

A ideia de fornecer um sistema de coleta/recepção de medicamentos com o prazo de validade expirado a toda comunidade de Morrinhos do Sul objetiva evitar que os mesmos sejam descartados de forma inadequada junto ao meio ambiente.

Nos últimos anos tem-se dado um enfoque mais pontual a educação ambiental, através deste mecanismo educacional desenvolvemos processos de construção de valores sociais voltados à conservação do meio ambiente.

Vejamos o artigo 1º da norma que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental:  

“Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

O projeto ainda objetiva debater junto aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Básica Sagrada Família os malefícios causados a saúde da população devido à contaminação causada ao meio ambiente pelo descarte dos medicamentos.

  JUSTIFICATIVA

Buscasse com a presente proposta oferecer conscientização à grande parcela da população alvo através da distribuição de material gráfico e discussão junto à comunidade acadêmica (ensino médio), além de oferecer um sistema de coleta/recepção de medicamentos com prazo de validade espirado por um determinado período de tempo junto às unidades básicas de saúde da rede municipal de saúde de Morrinhos do Sul, tendo em vista que em uma sociedade em constante evolução, não se pode mais aceitar que nosso meio seja contaminado com o descarte de produtos químicos, que o poluem e degradam. A ideia de sensibilizar a população em geral e principalmente os jovens através da inserção de informação junto a cenário acadêmico objetiva formar um senso critico mais atuante junto à comunidade através de residir/consumir/cuidar dos recursos naturais disponíveis.

           OBJETIVOS

Objetivo geral

Adquirir e ofertar informação sobre a contaminação causada pelo descarte inadequado de medicamentos no meio ambiente e oferecer um sistema de coleta (por um determinado período) junto as quatro unidades básicas de saúde da rede municipal de saúde do município de Morrinhos do Sul.

Objetivos específicos

Propiciar que os alunos do ensino médio do município se tornem disseminadores dos efeitos que a contaminação por medicamentos causa ao meio ambiente;

Utilizar a capacidade instalada da rede municipal de saúde como elementos de apoio ao projeto;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (256.3 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com