TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO FINAL DE GEOGRAFIA

Por:   •  7/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  9.150 Palavras (37 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

                                    LUIZ HENRIQUE FERREIRA DA SILVA

[pic 10]

[pic 11]

O Tecnologias da Informação no Ensino de Geografia. 2018. 33 páginas. Projeto de Ensino Graduação em Geografia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cruzeiro do Sul- Acre, 2018.

RESUMO

Na atualidade, a prática de ensino tem desencadeado debates que assumem cada vez mais importância na literatura educacional. Os estudos e pesquisas sobre o ensino de Geografia fazem parte desse contexto, sobretudo pelas dificuldades enfrentadas pelos professores de Geografia no cotidiano escolar. Essas dificuldades giram em torno de dois eixos: - O primeiro refere-se aos modelos tradicionais de ensino, os quais não são mais aceitos na Sociedade da Informação e da Tecnologia.- O segundo relaciona-se às diversas exigências postas ao professor, tanto na teoria quanto na prática. Levando em conta essas considerações, deve-se repensar a prática pedagógica do professor de Geografia na atualidade no intuito de atender os anseios do processo de ensino-aprendizagem da educação atual. Este artigo apresenta uma proposta de ensino mediada pelas tecnologias educacionais para ser utilizada com os alunos do ensino de geografia no 1º ano, considerando que os jovens se conectam nas redes sociais cada vez mais cedo e com frequência, cabe inserir metodologias criativas, baseada nos conteúdos curriculares, de forma significativa e contextualizada. O objetivo desta pesquisa é apresentar a possibilidade de elaborar planos de aulas utilizando a rede social Google+, a fim de potencializar ações pedagógicas, bem como facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologia. Geografia. Informação.  Dificuldade. Educação.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

REFERENCIAL TEORICO...........................................................................................6

TEMA DO PROJETO        15

JUSTIFICATIVA        16

PROBLEMATIZAÇÃO................................................................................................19

OBJETIVO        20

CONTEÚDOS CURRICULARES        0

SEQUENCIA DIDATICA        21

TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO        31

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        32

AVALIAÇÃO        32

CONSIDERAÇÕES FINAIS        33

REFERÊNCIAS        34


1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Geografia, com os objetivos de saber como as tecnologias são importantes dentro do ensino da geografia, e suas principais contribuições nas aulas de geografia. No primeiro será abordado as finalidades do uso das tecnologias na geografia, como hoje a tecnologia é muito importante para todas as áreas de ensino e ver as inovações tecnológicas têm avançado em todas as áreas do conhecimento.

Os estudos e pesquisas sobre o ensino de Geografia fazem parte desse contexto, sobretudo pelas dificuldades enfrentadas pelos professores de Geografia no cotidiano escolar. Essas dificuldades giram em torno de dois eixos: - O primeiro refere-se aos modelos tradicionais de ensino, os quais não são mais aceitos na Sociedade da Informação e da Tecnologia. - O segundo relaciona-se às diversas exigências postas ao professor, tanto na teoria quanto na prática. Levando em conta essas considerações, deve-se repensar a prática pedagógica do professor de Geografia na atualidade no intuito de atender os anseios do processo de ensino-aprendizagem da educação atual.

Objetivo é analisar como as Novas Tecnologias as podem ajudar o professor nas aulas, sendo uma ferramenta a mais para dinamizar a educação. Os recursos utilizados Salas de aula, Laboratório, Bibliotecas (acervos) Recursos de informática, Computadores com Acesso a Internet, Livros. A avaliação na forma interativa da produção e representação da discussão estipulado pela professora. Observar a participação dos alunos nos debates, para perceber o desenvolvimento de raciocínio e a construção de hipóteses sobre o assunto em discussão. Essas hipóteses e observação dos debates em sala serão utilizadas como elemento de avaliação ou um conceito.


2 ReFERENCIAL TEÓRICO

Este trabalho foi desenvolvido no sentido de que as novas tecnologias sejam vistas como mais uma ferramenta de auxílio ao processo de educação, como dinamizadora do processo de ensino e como instigadoras para a melhoria da aprendizagem. Para tanto, adota-se como objetivo geral: Refletir sobre o uso das novas tecnologias para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Visto que a simples utilização de um ou outro equipamento tecnológico não pressupõe um trabalho educativo pedagógico. Para realizar a presente pesquisa, optamos pela pesquisa quanti-qualitativa, porque temos o objetivo de listar os recursos tecnológicos usados pelos professores, mas também, os interesses de conhecer como eles lidam pedagogicamente com tais recursos. Assim, a pesquisa quanti-qualitativa é uma possibilidade de investigação mais abrangente porque possibilita a obtenção de informações numéricas associadas a informações de natureza discursiva, que também são de nosso interesse nesse estudo. Nelson Luís (PRETTO, 2001, p.21-24.)

As tecnologias de informação e comunicação são vistas por alguns autores, enquanto instrumentos a serem utilizados na renovação das escolas e das práticas pedagógicas, como argumentos de transformação para a reflexão crítica do processo educacional. Conforme as tecnologias de informação e comunicação correspondem elementos estruturantes no novo modo de pensar a educação como um todo e a escola em particular. Os recursos tecnológicos da informação e comunicação estão presentes de forma tão marcante na vida do homem moderno que não podem ser ignorados, embora essa disseminação ocorra de modo desigual. Educação tem recebido influências diretas e indiretas desse processo, onde as TIC's têm conquistado cada vez mais. Espaço no ambiente escolar, principalmente com o uso de recursos audiovisuais. Paulo (Apud FREIRE, 2003.p13)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.5 Kb)   pdf (305.9 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com