TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paisagens Culturais

Por:   •  24/6/2015  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 2

PAISAGENS CULTURAIS

Giuliana Andreotti

Meridiana Soares da Costa¹

Prof. Dr. Josué da Costa Silva²

        Quando se olha para um cenário, um lugar ou extamente como aborda este livro uma paisagem, deve-se se ter a sensibilidade de uma artista, Andreotti define assim a Lehmann quando o geógrafo descreve sob sua ótica as paisagens da Grécia. “Se o descrever  paisagem deve ser considerado como uma arte – e considera-se que o seja – a arte de Herbert Lehmann para descrever a paisagem é representativa daquele pensamento germânico sempre em conflito entre romantismo, irracionalidade, prazer estético e precisão científico-documentarista”. (Andreotti, p. 26).

        Lehmann demostra seu fascínio pelas riquezas de detalhes e exuberancia das paisagens que ele descreve, e que para escrever sobre essas belezas não é utilizado somente o bom senso e o “achar belo”, precisase de alguns métodos descritivos para tal análise de estudo como:

  • Valorização estética;
  • Contribuição dos elementos culturais;
  • Participação espiritual;
  • Análise histórica;
  • Processo temporal;
  • Amálgama psicológico;
  • Cromatismo.

A autora expõe que o fim, o propósito da descrição é sempre geográfico: a paisagem, como parece, não pode ser reduzida a uma simples enumeração de componentes, nem a uma análise dos objetos que dela participam, nem tampouco a uma fotografia que tenta representá-la completa, mas neutra. Então pode-se se dizer que tal paisagem é uma trama complexa, formada antes de tudo do confronto psicológico e somente depois de componentes históricos, literários, pictóricos e estéticos.

A diferença mais marcante entre paisagem geográfica e paisagem cultural, que parece apreender-se em Lehmann, reside em ser, a primeira um aspecto visual, tornando-se, a segunda, uma aparência visual integrada, em que a integração representa todo o percurso histórico, psicológico e cultural, sobre os quais já se teve oportunidade de discutir. A paisagem cultural é fruto de vivências, experiências intelectuais, produzidas pelo homem.

As paisagens agrárias e culturais não se excluem mutuamente, elas se definem. Não existe uma completa oposição destas, mas uma destinação específica do território em si mesmo. Paisagem agrária também é paisagem cultural, a única diferenciação é que na paisagem agrária busca-se sua origem étnica, antropológica.

O homem sempre protagonizou sua presença junto ao meio ambiente, moldando-o de acordo com suas necessidades, pode-se ver isso de maneira forçada quando precisa-se defender de grandes manifestações naturais ou mesmo pelo prazer de modificar uma abiente para melhor lher servir.

Andreotti nos apresenta em seu lívro uma série de conceitos para definira a paisagem e como estes se encaixam dentro da geografia, a relação de diversos lugares como, edificios, montanhas, o quanto um rio pode ser ignorado entre outros.

A relação homem e paisagem são significativas, pois algumas paisagens são construções da própria natureza, outras feitas pela mão do homem ao longo de sua existência para maior conforto em seu habitat.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com