TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paisagens da Amazônia

Seminário: Paisagens da Amazônia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

A diversidade e beleza das paisagens naturais da Amazônia, os saberes e conhecimentos tradicionais, as habilidades produtivas de suas populações e os serviços ambientais prestados ao país e ao planeta geram oportunidades de alta relevância para o desenvolvimento sustentável da região e da atividade ecoturística em particular.

A possibilidade de aproveitamento desse potencial pelo turismo inspirou a criação, em 2000, do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur Amazônia). Como uma estratégia de política pública para a região, o Proecotur protagonizou o processo de estruturação da atividade ecoturística, a fim de gerar oportunidade de negócios capazes de conciliar desenvolvimento econômico e social com respeito ao meio ambiente.

Gestão Participativa e Descentralizada

O Programa é uma iniciativa do Governo Brasileiro financiada por meio de contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Sob a coordenação da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, o Proecotur é executado em parceria com os nove estados da Amazônia, e com apoio do Ministério do Turismo - MTur do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Fruto da mobilização de vários atores sociais e governamentais que viabilizaram a sua concepção, o Proecotur inaugurou um modelo de gestão participativa. Por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Ecoturismo na Amazônia, instância interinstitucional de assessoramento e acompanhamento das ações do Programa, envolveu atores das esferas federal, estadual e municipal, instituições não-governamentais e setor privado, criando uma ambiência positiva que favoreceu e ampliou o debate sobre sustentabilidade socioambiental do turismo na região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com