TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peru

Seminário: Peru. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Peru

A região era habitada pela civilização inca, a qual foi dominada em 1532 com a chegada dos espanhóis. Ainda no século XVI a colônia foi elevada a vice-reinado do Peru.

Em 1821 o argentino José de San Martin declarou a independência do país. A batalha contra os espanhóis durou até 1824, quando finalmente foram vencidos pelas tropas de Antonio José Sucre.

Durante o governo de Ramón Castilha (1845-1851 e 1855-1862) libertou os indígenas do pagamento de tributos e os negros da escravidão. Na Guerra do Pacífico (1879-1884), o Peru perdeu para o Chile o controle das jazidas de nitrato no deserto de Atacama e na província de Tarapacá.

O general nacionalista Juan Velasco Alvarado tomou o poder em 1968. Mas em 1975 ele foi deposto quatro anos depois o poder foi devolvido aos civis. Em 1980 o grupo Sendero Luminoso iniciou atividades terroristas. Com isso a inflação chegou a 7.600% em 1990.

No mesmo ano Alberto Fujimori foi eleito presidente, saiu do poder somente em 2000. Manifestações violentas ocorreram em cinco províncias contra a privatização das estatais de energia elétrica em 2002.

Já em 2003, milhares de plantadores de coca (cocaleros) marcharam até a capital Lima, protestando contra a tentativa de acabar com tal cultivo, que é ilegal.

Equador

O Equador foi colônia espanhola, após várias tentativas de independência, o general Antonio José de Sucre, enviado de Simón Bolívar, derrotou o exército espanhol em 1822. O país, juntamente com a Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá, passou a integrar a Federação da Grã-Colômbia. No dia 24 de maio de 1830, o Equador tornou-se um estado autônomo, oficializando sua independência.

Seu território, no noroeste da América do Sul, é cortado por duas cadeias montanhosas da Cordilheira dos Andes. Entre elas há um planalto central (altiplano), onde fica Quito, a capital, e onde predominam moradores de origem indígena. No litoral, habitado principalmente por negros, mulatos e descendentes de europeus, desenvolvem-se as culturas de café, cacau e, em especial, a banana, produto do qual o Equador é um dos grandes exportadores mundiais.

Coberta pela selva amazônica, a região leste possui importantes reservas de petróleo. Em 2001, uma grave crise econômica levou o governo a abandonar a moeda nacional, o sucre, e a adotar o dólar. Em fins de 2006, Rafael Correa foi eleito presidente da República.

Bolívia

As sublevações de Chuquisaca e La Paz foram o ponto de partida das guerras de independência. O país se declarou independente em 6 de agosto de 1825 com o nome de República de Bolívar, que foi alterado para República de Bolivia.

Em 1826, o libertador Simón Bolívar outorgou ao país a primeira constituição, que foi aprovada pelo congresso de Chuquisaca. Antonio José de Sucre, grande marechal de Ayacucho, foi eleito presidente da república da Bolívia.

‘’O General Sucre é o Pai de Ayacucho: é o redentor dos filhos do Sol; é o que quebrou as correntes com que envolveu Pizarro o império dos Incas. A posteridade representará a Sucre com um pé no Pichincha e o outro no Potosí, levando em suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com