TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de ensino

Por:   •  27/4/2015  •  Ensaio  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO EM GEOGRAFIA

PROFESSOR ALOYSIO MARTINS

ACADÊMICAS PRISCILA ANDRÉIA NAVES E YANNA D’ANGELIS

Planos De Ensino Com Base Na Proposta Do Professor

ATIVIDADE 1:

Brasil – Macrorregiões – IBGE

Objetivos da atividade:

Incitar a capacidade de pesquisa e argumentação dos alunos diante de um problema.

Contemplar de forma interligada as diferentes divisões dos conteúdos da geografia (geografia física, política, social) a respeito do Brasil.

Conteúdo que foi trabalhado/solicitado:

Trabalhar o mapa do Brasil explorando as características e potencialidades de cada região. Trabalhar conceito de região, aspectos físicos históricos, políticos e econômico de cada região. Geopolítica.

Detalhamento de como será realizada a atividade:

Na primeira aula mostra no mapa do Brasil de macrorregiões e explica-se o conceito de região.

Divide-se a sala em 5 grupos, cada grupo será responsável por uma região. Dá-se um prazo (extra classe) para pesquisa sobre a dita região. Explica as regras do jogo de diplomacia e passa-se o conceito de geopolítica.

Nas segunda e terceira aulas ocorrerá o jogo de diplomacia. As equipes diante de 5 temas propostos terão que diplomaticamente usando de argumentos adquiridos na pesquisa convencer as outras de que sua região é a mais adequada para a aquisição de determinado tema. O professor servirá como um mediador para manter a discussão organizada dando voz as equipes e contabilizando um determinado tempo para todas terem oportunidade igual de argumentação. Regras como não ofender a região alheia devem ser passadas, pode-se utilizar das dificuldades de outras regiões desde que tenha dados pesquisados para embasar tal argumento Os temas serão pensados para que as equipes discutam e expliquem suas características físicas, dados populacionais, econômicos, políticos e cultural a fim de melhor representar aquele tema.

Tempo permitido para a execução da tarefa (em sala de aula):

3 aulas, sendo a primeira mais para exposição dos conceitos e divisão dos grupos e a segunda e terceira para a execução do jogo.

Cada grupo tem 6 minutos para expor seus argumentos e entre um grupo e outro ocorrerá um período de 3 minutos para contra argumentação. Totalizando 45 minutos de aula no segundo momento, passa-se a uma nova rodada de argumentações sem o tempo de contra argumentação ao final desta segunda rodada deve-se ser definido nos 15 minutos restantes qual tema pertencerá a qual região onde todos os grupos devem estar de comum acordo.

Critérios para correção:

Serão avaliados a capacidade de argumentação dos grupos e apropriação do conhecimento de sua região através da pesquisa.

ATIVIDADE 2:

Objetivos da atividade:

Para com que os alunos possuam plena compreensão do conceito de Paisagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com