TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de saneamento basico

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

O Município de Pinheiral possui área territorial de 76,793 km² e está localizado na região do Médio Paraíba. Localiza-se nas coordenadas: Latitude Sul - 22º30’46”S e Longitude Oeste - 44º00’02” W. Sua altitude em relação ao nível do mar é de 345 m. O fuso horário é UTC - 3. Os municípios limítrofes são: Volta Redonda a Oeste, Barra do Piraí ao Norte e Piraí a Sul e Oeste. Os setores econômicos que ocorrem no município estão, atualmente, mais relacionados a serviços e menos a produção primaria, como a agropecuária. De acordo com os dados do IBGE, De acordo com os dados publicados pelo IBGE(2009), o município tem 0,73% de seu valor adicionado proveniente da agropecuária 9,46% proveniente da indústria; 84,70% proveniente de serviços e 5,11% proveniente de impostos.

Segundo dados da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ (2003), o setor primário no município é pouco expressivo e teve no cultivo da cana-de-açúcar sua principal atividade, que na ocasião representava 37% da produção agrícola. Em função dessa produção, ainda subsiste, de forma artesanal, a produção de rapadura, melado e cachaça. Há também, em menor escala, a produção de olerícolas e de algumas culturas anuais, como por exemplo milho, mandioca e feijão. Com relação à pecuária, o rebanho bovino do município apresenta cerca de quatro mil e quinhentas cabeças, sendo 30% leiteiro e 70% de corte. Entretanto, não há informações do quantitativo de leite e carne produzidos. Sabe-se que parte da produção é enviada a cooperativas e outra parte é comercializada no próprio município, através de leiteiros ambulantes, que ainda levam leite cru à porta do consumidor, desrespeitando a legislação e colocando em risco a saúde de quem o consome. Quanto ao processamento de leite, há pequenos produtores de queijo minas e manteiga (PINHEIRAL, 2010).

Em tempos de globalização, onde o agronegócio brasileiro se desponta como um sustentador da economia nacional, busca-se continuamente melhores formas de produção com a otimização dos insumos empregados. Para sua operacionalização, muitos investimentos devem ser avaliados e implantados, o que na maioria dos casos e um impeditivo para a maior parte destes produtores. Ainda contamos com métodos primitivos para o cultivo, criação de animais, onde na maior parte contamos com produtores sem qualquer tipo de informação a não ser aquela que foi passada por seus pais. Assim, não afeta muito na mão de obra a ser empregada, já que, o lombo do animal ainda é uma das formas de auxiliar e transportar toda a produção.

O Município de Pinheiral, conta com um poderoso aliado para que toda essa problemática possa ser dissolvida, o CANP/IFRJ – Campus Nilo Peçanha, onde possui diversos cursos voltados para essa área e conta também com parcerias com a Prefeitura Municipal, onde auxilia os produtores locais de como utilizar seu espaço e como ter o melhor retorno de seu investimento.

Com a maior parte de sua extensão rural ocupada por construções residenciais destinadas apenas para moradia, a população de Pinheiral, se vê obrigada a comprar produtos de outras localidades, com preços bem acima do normal, devido ao custo do transporte, o que não aconteceria se os produtores rurais utilizassem suas áreas para este fim.

Politicas públicas devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com