TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino : Observação e Projeto

Por:   •  18/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP – Universidade Paulista

Graduação em Licenciatura em História

Prática de Ensino: Observação e projeto (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Edvaldo Vieira de Oliveira. RA: 0584031

Polo de Palmas - III

Outubro de 2020

1. AMBIENTE ESCOLAR.

      Por determinação, o ambiente escolar é o lugar onde o indivíduo tem a oportunidade de aprendizagem. Onde o professor tem um papel fundamental. São instituições reconhecidas pelo MEC, seguindo uma série de normas, possuindo um currículo que segue uma série de diretrizes direcionadas para o ensino em uma determinada etapa da educação. É composto por um corpo docente, equipe pedagógica e administrativa.

     Para este e trabalho foram observadas instituições na cidade de Porto Nacional, Estado do Tocantins, nas proximidades da residência do aluno autor desse trabalho de observação, localizado na Avenida Pedro Ludovico, N° 2412, centro.

  Imagem 1

  [pic 1] 

     Escola Estadual Irmã Aspásia - Porto Nacional - TO

 

     A Escola Irmã Aspásia Instituição de ensino estadual, que atende a 264 alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Localizada na Praça das Mães, Bairro Coração de Maria, centro da cidade. O Colégio conta com uma equipe pedagógica; salas de aula amplas, com ar-condicionado; quadra poli esportiva, sala de informática, biblioteca, etc.

2. AMBIENTE NÃO ESCOLAR.

     São ambientes como Bibliotecas, hospitais, igrejas, clubes, parques, onde o processo de ensino aprendizagem pode ocorrer.

     Para esse trabalho foram observados os seguintes: Biblioteca Municipal Eli Brasiliense: Endereço: Rua Bartolomeu Bueno, S/N, Centro, 775000.000, Porto Nacional, TO Possui um acervo de livros e periódicos para consulta, uma sala de informática para pesquisa. A Biblioteca é aberta de Segunda a Sexta em horário comercial e atende a toda a comunidade.

Serviços oferecidos:  

Acesso à internet, atendimento ao usuário, divulgação das novas aquisições do acervo, empréstimo de livros literários, empréstimo entre bibliotecas, eventos culturais, folder informativo, brinquedoteca, entre outros.

Foto- 2

[pic 2]

Biblioteca Municipal Eli Brasiliense – Porto Nacional -TO

3. RELATO  

     A criação do Colégio Estadual Irmã Aspásia é datada de 12 de janeiro de 1981, pela lei nº 8408 de 19/01/1978, resolução nº909 de 19/01/1973, data em que foi autorizado o funcionamento do curso de 1ºgrau.

   

    A escola nasceu em maio de 1942 a partir da necessidade de se alfabetizar 20 alunos reconhecidamente leigos. A iniciativa foi tomada pelo então bispo diocesano de Porto Nacional, Dom Alano Maria Du Noday.

    A Biblioteca Pública Municipal “Manoel Ferreira Lima” foi fundada em 30 de julho de 1970, na cidade de Porto Nacional, estado de Goiás. Aos doze do mês de março de 1980. A Biblioteca Municipal, edificada no local do Antigo Mercado Municipal, na Rua Bartolomeu Bueno, centro desta cidade, passa a denominar - se “Biblioteca Pública Municipal Professor Eli Brasiliense”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (147.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com