TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais teóricos demográficos

Por:   •  9/5/2016  •  Resenha  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

DISCIPLINA´-ANÁLISE POPULACIONal

PÓLO- VITÓRIA

Atividade do portfólio

Descrição da atividade:

1. Pesquisem quais foram os principais teóricos demográficos e descreva suas teorias: Procure relacionar os aspectos com seus estudos geográficos.

Thomas Robert Malthus: Inglaterra. Desenvolveu sua Teoria em um Ensaio sobre a população descrevendo dois postulados:

# O primeiro onde descreve que se não ocorrem guerras, epidemias, desastres naturais, a população tende a duplicar a cada vinte cinco anos, crescendo assim em progressão geométrica, constituindo assim um fator variável que aumentara sem parar.

# Em seu segundo momento ele aborda que o crescimento da produção se dará em progressão aritmética e possuirá limites de produção, pelo fato de depender de um fator fixo que seria a própria extensão territorial dos continentes.

Sendo assim Malthus destaca que o crescimento da população se dará em um ritmo mais acelerado que a produtividade. Destacou que mesmo que houvesse a possibilidade das áreas cultivadas aumentarem a população ainda continuaria a crescer. A partir deste pressuposto Malthus vem afirmar que haveria como conseqüência da falta de alimentos a fome e miséria. Acreditava desta forma que o crescimento demográfico iria ultrapassar a capacidade de produtividade da terra e passou a defender duas maneiras de controlar o crescimento da população:

# Aumento das taxas de mortalidade( fome,miséria, doenças, pragas, guerras entre outros).

# Intervenção humana com redução das taxas de natalidade, proibindo casais muitos jovens a terem filhos, controle da quantidade de filhos nas famílias pobres, aumento no preço dos alimentos e redução dos salários, para que a população de baixa renda não tivesse muitos filhos. Malthus também fez forte criticas as políticas assistencialista.

Louis Henry: França. Seus estudos vão se dá após a Segunda Guerra Mundial, onde a França apresentava baixas taxas de fecundidade preocupando assim o governo francês. Louis utilizando se de censo anteriores da frança percebeu que estas taxas eram um dado histórico do país. Desta forma Louis se alia a Michel Fleury que juntos buscam suas atenções em documentos que pudessem ajudar na recuperação do passado demográfico desta população e utiliza-se de documentos como: registros genealógicos, registros paroquiais entre listagens da população.

Estes estudiosos passaram a perceber a riqueza de todas estas fontes que mesmo não sendo criadas como dados para a demografia, mas se tornavam importantes nas analises de dados que por meio de uma metodologia rigorosa poderiam trazer conhecimentos bem detalhados da população.

Louis e Fleury se tornaram famosos nos estudos da demografia.

Alfred James Lotka: Estados Unidos. Pesquisou em vários ramos, como a química, ciências e matemática. Entre seus estudos abrangeu vários assuntos, incluindo análises matemática da população e da teoria da evolução. Estabeleceu várias relações entre as dinâmicas da população como as taxas de natalidade, mortalidade e fertilidade.

Karl Marx: Alemanha. Em seus estudos descreve que as condições materiais da sociedade condicionam as demais relações sociais. Assim demonstra que a acumulação de capital está intimamente ligada a dinâmica da população, evidenciando que se há um aumento do capital necessariamente haverá a demanda por mão de obra, ou seja, de operários. Desta forma a medida que houvesse o crescimento da população e a demanda por esta mão de obra simultaneamente haveria a divisão de renda principalmente entre os menos favorecidos no caso dos operários que tem somente sua força de trabalho para vender.

Verificamos nos estudos geográficos que a teoria de Thomas Malthus não se concretizou e hoje podemos afirma que a produção de alimento aumentou devido ao uso das tecnologias, enquanto não houve um crescimento da população como Malthus previa. Hoje podemos afirmar que a fome vem de um contexto social de má distribuição de renda,onde as classe privilegiadas sendo uma minoria possuem uma renda muito maior do que os menos favorecidos, indo de encontro com as colocações da teoria de Karl Marx, que hoje ainda influencia em muitos estudos. Em relação à Lotka vemos a importância dos estudos das variáveis da população como as taxas de natalidade, mortalidade entre outros. Em Louis vemos que a utilização de documentos relataram dados importantíssimos sobre a população e que numa pesquisa mais aprofundada dados que muitas vezes não são descobertos podem ficar evidentes em pesquisas com a utilização destas fontes.

2. Leia o texto a seguir:

• CAMARANO, A. A. Envelhecimento da população brasileira: Uma contribuição demográfica. Texto para discussão – IPEA.

Resumo do Texto: Envelhecimento da População Brasileira: Uma contribuição demográfica:

Ao fazermos uma analise das transformações ocorridas na sociedade ao longo de sua trajetória Histórica e Geográfica podemos perceber que está vem passando por grandes modificações, principalmente após as duas Revoluções tecnológicas. As mudanças pelas quais a sociedade vem passando demonstram que nos estudos da população houve profundas transformações nas estruturas familiares, na inserção das mulheres no mercado de trabalho, nas faixas etárias e no próprio envelhecimento da mesma causando assim o que alguns estudiosos denominam como um fenômeno mundial.

Desta forma o texto em leitura: Envelhecimento da população brasileira vem mostrando como já citado acima que este envelhecimento é hoje um fenômeno mundial, não apenas em nível nacional. Este crescimento foi evidenciado nas pesquisas dos anos de 1940 á 1996, onde houve uma proporção de aumento de 4% para 8%. Importante destacar que este crescimento é resultado das altas taxas de fecundidade no passado e da diminuição das taxas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com