TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova - Metodologia da Geografaia

Por:   •  29/1/2019  •  Exam  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Licenciatura em Geografia

Disciplina: Metodologia da Geografia

Professora: Mônica Sampaio Machado

Avaliação Presencial – AP1

Base: Aulas 1 a 6

Total de questões: 04 Questões

Valor total: 10 pontos (1ª.Questão = 1.5 pontos; 2ª.Questão = 2,0 pontos; 3ª. Questão= 2.5 pontos; 4ª. Questão = 4 pontos)

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

 Esta prova deve ser realizada sem consulta.

 Atenção à redação e à articulação das ideias apresentadas, serão

QUESTÃO 1

Apresente a relação entre metodologia científica, ciência moderna e modernidade.

A modernidade costuma ser entendida como uma nova visão de mundo que rompe com a tradição herdada do pensamento medieval dominado pela doutrina religiosa da Igreja Católica. Com a modernidade é estabelecida a autonomia da razão frente à religião, o que teve enormes repercussões sobre a filosofia, a cultura e as sociedades ocidentais. A meta da ciência na modernidade é buscar uma explicação desse novo movimento, o moderno. A ciência moderna é a tentativa de responder tanto a introdução da técnica no mundo da produção como a própria reflexão, no caso das ciências humanas, da vivência dessa técnica e de suas mudanças, uma reflexão sobre a própria vivência da modernidade.

A metodologia científica é o estudo, a discussão e análise dos caminhos percorridos ao longo da pesquisa realizada, ou seja, dos métodos empregados. Na realidade, a discussão metodológica está diretamente relacionada à Filosofia. E a metodologia científica, vinculada ao campo da Filosofia da Ciência, ou seja, constitui uma área de estudo da Filosofia da Ciência.

Assim, podemos dizer que no campo científico, metodologia é uma área de estudo sobre os princípios que orientam a pesquisa científica, incluindo desde suposições básicas, técnicas de indagação e bases teóricas.

QUESTÃO 2

Apresente dois motivos que tornam fundamental a decomposição do método e a distinção entre método de interpretação e método de pesquisa.

1) Demonstrar que os processos de investigação científica não são isentos dos propósitos políticos, ideológicos e filosóficos do pesquisador. Ou seja, foi combater a ideia da neutralidade científica no processo de investigação.

2) Demonstrar a existência de diversos métodos interpretativos no processo científico.

3) Não rotular um dado trabalho, baseando-se apenas na metodologia de pesquisa ali empregada, ou seja, nas técnicas de análise empregadas.

4) Deixar clara a posição assumida pelo pesquisador e seus propósitos mais importantes.

QUESTÃO 3

A metodologia científica é composta por dois conjuntos diferenciados: o método de interpretação, aquele que se refere à dimensão filosófica e ideológica do pesquisador, e o método de pesquisa, o que indica a dimensão técnica da pesquisa. A metodologia científica, assim, articula essas duas dimensões. Classifique os cinco exemplos entre método de interpretação e método de pesquisa colocando entre os parênteses I para Interpretação e P para Pesquisa.

1) (I) Para Marx, o capitalismo é essencialmente é desumano em sua prática e por isso ele deve ser superado, uma vez que tem em sua essência a exploração do homem pelo homem.

2) (P) O processamento eletrônico de dados georreferenciados constitui elementos importantes da técnica do geoprocessamento, que por sua vez, é bastante útil para informação sobre o meio ambiente e para a pesquisa em Geografia.

3) (P) Segundo os resultados do Censo Demográfico 2010, do IBGE, a população do Brasil alcançou 190.755.799 habitantes. Assim, em cinquenta anos a população brasileira quase triplicou: em 1960 era 70.992.343; em 1970, 94.508.583; em 1980, 121.150.573;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com