TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA PARA ENSAIO DE CONCRETO DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO NA FLEXÃO DE CORPOS DE PROVA PRISMÁTICOS.

Por:   •  3/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PEDRO BOARETTO NETO

ANDRESSA OLIVEIRA

DANIELE LINO DOLINSKI

MARCOS ANDRE

PEDRO LUTZ

METODOLOGIA PARA ENSAIO DE CONCRETO: DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO NA FLEXÃO DE CORPOS DE PROVA PRISMÁTICOS.

CASCAVEL

2018

  1. Introdução

As grandes exigências requeridas para um projeto é a resistência á flexão. Nesses casos, o projetista deve especificar um material que possua boa resistência à flexão, que não se deforme facilmente e que assegure boa precisão dimensional quando for solicitado por esforços de flexão.

Resistência à flexão é a capacidade de um objeto de ser dobrado sem obter grandes deformidades. Com um experimento padrão chamado de teste de três pontos é possível calcular a resistência à flexão de um objeto.

Para este ensaio, foram utilizadas as dependências do Laboratório de Materiais para a produção e execução do ensaio de compressão. 

  1. Objetivos

A necessidade da realização de ensaios técnicos se deve a manter uma padronização e qualidade do concreto. Verifica a capacidade real de resistência de uma determinada quantidade de concreto e assim, determina-se o melhor material a ser utilizado na obra devido à disponibilidade do material.

Este relatório, juntamente com a aplicação prática, tem o objetivo de mostrar aos estudantes desta disciplina aprendam sobre a metodologia e a realização de um ensaio padronizado de compressão.

  1. Metodologia

Equipamentos ou ferramentas que serão utilizados para a moldagem do concreto simples e armado:

Madeira;
Pregos;
Martelo;
Impermeabilizante;
Trena;
Esquadro;
Arame;
Ferragem;
Espaçadores;
Serrote;
Alicate;
Cimento.

  1. Procedimento

Todo o processo será realizado no laboratório de Edificações. Após a conferencia dos matérias, será feita a confecção das duas fôrmas conforme as informações passadas pela professora, sendo que o tamanho deverá ser de 15x15x50cm.
     Posteriormente será realizada a montagem da ferragem para uma das fôrmas, medindo os ferros, e amarrando-os.
     Por ultimo será feita a mistura do concreto com um Mpa .....
     Antes de colocar a mistura do cimento nas fôrmas, precisa-se impermeabilizar para que assim não deforme. Como uma das fôrmas será armada precisasse colocar os espaçadores entre a ferragem e a madeira então só assim será colocado o cimento.
     Conforme a ABNT NBR5738 de 2008, indica que após a moldagem, colocar os moldes sobre uma superfície horizontal rígida, livre de vibrações e de qualquer outra causa que possa perturbar o concreto. Durante as primeiras 48h, no caso de corpos de prova prismáticos, todos devem ser armazenados em local protegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto.
     Segundo a ABNT NBR7680, cita que se os corpos de prova tiverem sido curados em câmara úmida ou submersos em água devem ser ensaiados imediatamente após terem sido retirados do local de cura, se por algum motivo for necessário transcorrer algum tempo desde a cura até o ensaio, período que deve sempre ser inferior a 3h, os corpos de prova devem ser cobertos com pano úmido, de formas a mantê-los úmidos até o momento do ensaio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (367 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com