TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Trabalho Acadêmico – Material para aula de Revisão da Prova NPI

Por:   •  31/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

DISICPLINA: Metodologia do Trabalho Acadêmico

Prof. Luciana Oliveira

Aluno (a) : __________________________________________________________

REVISÃO PARA NPII

[pic 1]

Com base nas discussões em sala de aula e nos textos encaminhados, responda as questões a seguir.

Questão 1 - Entre os instrumentos de coleta de dados mais conhecidos, temos os questionários e entrevistas. Em que consistem cada um deles?

Questão 2 - Elisário precisa construir um questionário para uma disciplina da Unip. Deverá elaborar uma pergunta aberta e uma pergunta fechada sobre o tema TRABALHO. Dê um exemplo de como poderiam ser essas perguntas.

Pergunta aberta:

Pergunta fechada:

Questão 3 - Leia o texto a seguir:

RESUMO

OBJETIVO: Determinar o perfil do administrador de clínica oftalmológica na Grande São Paulo.  MÉTODOS: Foram encaminhados questionários para clínicas oftalmológicas sorteadas aleatoriamente. Variáveis analisadas: sexo, idade, escolaridade, cursos de graduação e pós-graduação, participação na sociedade, carga horária efetiva, visão de carreira, e sistemática de remuneração e número de consultas/mês da clínica.  RESULTADOS: Cinqüenta e cinco por cento eram homens, 60% tinham de 30 a 59 anos, para 60% era sua primeira experiência na área e 56% administravam clínicas com mais de 1000 consultas/mês. Entre os que tinham formação universitária (70%), 56% concluíram curso de Administração de Empresas. Metade dos entrevistados tinham pós-graduação, sendo os cursos preferidos: Administração Hospitalar (40%) e MBA (30%). Somente 10% eram sócios da clínica. Trabalham acima de 40 horas/semana 75% dos profissionais. Atualmente 60% não fazem curso na área e 56% acham que o incentivo à carreira deve vir da clínica. Benefícios: 75% dos profissionais têm planos de saúde e/ou carteira assinada. Remuneração: salário com participação no faturamento (48%) e o salário fixo (42%).  CONCLUSÕES: Neste estudo, encontramos a profissão de administrador de clínicas estruturando-se com profissionais de ambos os sexos, formação em Administração de Empresas, alguns com pós-graduação na área, carga horária acima de 40 h semanais, acreditando que a clínica deve investir em seu aperfeiçoamento. Fazem-se necessários outros estudos que contribuam para melhor conhecimento deste profissional.

[pic 2]

Em seguida responda: qual (is) a técnica (s) de coleta de dados foi empregada na pesquisa? ____________________________________________________________________________

Questão 4 - Aroldo é gerente de RH de uma empresa de grande porte em Brasília, DF. Havia uma vaga para preencher de analista júnior, e ele decidiu realizar um processo seletivo com a técnica da entrevista, com um roteiro de perguntas, e feito via vídeo conferência.  A medida que o candidato ia expondo suas ideias, Aroldo realizava outras perguntas para conhecer melhor o entrevistado.

Com base no relato acima, que tipo de entrevista o Aroldo fez? (Estruturada, semiestruturada e não estruturada ou livre)? Comente em que consiste cada uma delas. E qual a importância do avanço dos meios de comunicação na utilização desta técnica de coleta de dados?

Questão 5 – Indique um tema de pesquisa com o qual se identifique e que gostaria de trabalhar. Sobre esse assunto, qual seria um problema de pesquisa relevante? Qual a diferença então, entre tema e problema de pesquisa?

Questão 6 – Leia o trecho a seguir:

Bioconstrução combina técnicas milenares com inovações tecnológicas

[pic 3]

Princípios de sustentabilidade cada vez mais orientam a construção civil, considerado um dos setores que mais causa impactos no meio ambiente devido ao alto consumo de materiais, energia e geração de resíduos. Empresas têm investido em pesquisas na área de responsabilidade ambiental e muitas delas, com o apoio da universidade, estão se especializando em bioconstrução, uma modalidade da arquitetura e da construção civil cujo princípio é reunir tecnologias milenares e inovativas para garantir a sustentabilidade não só do processo construtivo mas também do período pós-ocupação de casas e apartamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (2.1 Mb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com