TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática De Ensino Introdução à Docência

Monografias: Prática De Ensino Introdução à Docência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  1.664 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO- PRATICA DE ENSINO – INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA

ALUNO(S)

SILMARA E E SALLA RA 1413906

POLO

AMPARO

2014

ATIVIDADE- A

7.1- Educação? Educações: aprender com o índio

Questões para reflexão:

Resposta: Nós muitas vezes vemos e ouvimos atitudes de pessoas contrárias ao ensinamento passado por nossos pais ou responsáveis do que é certo ou errado, quando esse comportamento não condiz com o que entendemos por certo ou errado usamos essa expressão falta de educação.

Com relação ao índio, acredito não ter ingenuidade da parte dele, pelo contrário, já tendo experiência de que não foram bem sucedidos em enviar índios para outra cultura, educadamente ele quer passar que ao entendimento dele ser homem, não é questão de ter conhecimentos tecnológicos e sim saber lidar com as situações deles do dia a dia como: Saber pescar, saber caçar, suportar o frio, bem como outras e tendo essa outra cultura para eles não os ajudaria pelo contrário, perderiam sua essência também.

7.2- O fax do Nirso

Questões para reflexão:

Acredito que a educação escolar não está perdendo espaço no mercado de trabalho.

O papel da educação é fundamental no mercado de trabalho hoje devido a competitividade, hoje um grau a mais ou um curso pode fazer toda a diferença na hora de ser recrutado para um trabalho, hoje os empregadores tem exigido cada vez mais conhecimento, e o mundo do trabalho sofreu diversas transformações, políticas, culturais nos trazendo mais desafios e temos que estar preparados para eles e temos que nos adaptar.

Quanto a gestão escolar ela pode exercer um papel importante na qualidade do ensino. Sabemos que tem um índice muito alto de corrupção o que aumenta a repetência e a evasão escolar. Em contra partida estudos comprovam que quando a criança já passa por educação na pre escola tem um efeito muito importante no seu desempenho escolar.

Aspectos que devem ser ressaltados no meu ponto de vista é acabar com a corrupção, dar melhores condições de trabalhos aos professores, incentivos, bem como melhorias no salário.

7.3- A História de Chapeuzinho Vermelho

Questões para reflexão:

Não podemos passar nossa opinião como verdades absolutas, não devemos julgar e colocar nossas conclusões fazendo dela uma só verdade, temos que deixar os alunos optar, deixar eles se expressarem perguntarem, isso faz abrir novos horizontes e pontos de vista interessantes, no qual muitas vezes não observamos.

7.4-Uma pescaria inesquecível

Questões para reflexão:

Complete a frase: “Ética é..” a conduta de cada ser humano.

A ética não faz parte da grade curricular por que existem controvérsias entre educadores, alguns dizem que já acrescenta em seu dia a dia na sua matéria, outros dizem que não tem como agregar mais uma matéria, outros dizem que a Matemática e o Português são mais importantes, assim como a Filosofia e a Sociologia acrescentadas geram controvérsias até hoje.

Nesse texto o menino pensou em levar vantagem na pescaria, não tinha nenhum dos competidores perto, e seu peixe era grande possivelmente levaria um prêmio.

Seu pai o ensinou que mesmo que ninguém estivesse observando o que é certo é certo e não poderia agir dessa forma. Hoje essa lição de vida foi muito útil, pois mesmo que a maioria faça o que é errado não devemos agir igual a maioria, temos que praticar uma simples ética a do CERTO e ERRADO. Uma boa educação tem valor em toda parte.

7.5 – A Folha Amassada

Questões para reflexão:

Exercer a função de professor não é fácil principalmente para quem não vivenciou ainda, se estou preparada só no dia a dia enfrentando as dificuldades para saber.

Alunos explosivos muitas vezes querem passar alguma mensagem, podemos tentar ajudar e entender o que se passa com ele.

Não vejo esse aluno como um problema, muitas vezes ele já vem de um ambiente perturbado, pode ser na sua própria família ou sociedade, sabemos que com paciência calma podemos ajudar a ele a mudar de atitude.

Nós como professores temos que ter auto controle, isso só vem através do processo de amadurecimento e crescimento pessoal, termos em mente que assim como um papel amassado não volta mais a ser o que era, nossas palavras tem o poder destrutivo também, temos que ter cuidado, pode ser de grande influência na vida de um aluno.

7.6- A Lição dos Gansos

Questões para reflexão:

Em sala de aula somos como os Gansos, temos que bater as asas juntos, seguir no mesmo sentido, tendo algum com dificuldade temos que ajudar até ele se recuperar e voltar para a equipe.

Como professor não podemos nos esquecer da nossa responsabilidade em ajudar os alunos alguns com mais dificuldades outros com menos. Estou tento uma compreensão maior do meu papel como professora, acredito que tenho essa percepção, embora não tenha a pratica.

Temos o papel crucial na vida dos alunos, temos que incentivar, ajudar, seguir em frente juntos, se errarmos faz parte do nosso processo afinal também estamos aprendendo todos os dias.

7.7- Assembleia na Carpintaria

Questões para reflexão:

Depende, quando se destaque defeito onde se pode tirar proveito para melhoria é bom, mas se for críticas destrutivas não vejo benefícios.

Destacando os defeitos com certeza não se sentiriam incentivados e sim desanimados.

Um bom êxito o professor alcança acredito eu, é por enfocar suas boas qualidades de cada aluno.

Vejo necessário enfocar as qualidades de cada um, porém passar a eles o defeito onde com sabedoria ao falar podemos até oferecer ajuda ou sugestões de melhoria, assim eles podem se sentir motivados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com