TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto

Por:   •  14/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7
  1. INTRODUÇÃO

        O Lugar é a categoria geográfica que se tem relação ao espaço vivido(de convivência), onde se estabelecem as relações mais próximas, (pensando desta maneira) e fazendo um paralelo com um teatro sendo assim, a cidade é uma realização humana  e assim assume a condição de palco para o cenário de construções de identidade, como também a segregação das pessoas que habitam nela. Segundo Passini (2007) a cidade, como lugar de concentração da população é o espaço, em que via de regra, as relações humanas acontecem de maneira mais acentuada, mais extensa, mais complexa.        Pretende-se com as reflexões aqui apresentadas estimular a prática da pesquisa na escola considerando a complexificação dos desafios que a envolve no âmbito da sociedade contemporânea para contribuir com a construção do conhecimento crítico e criativo pelo aluno e, futuros exercícios profissionais na cidade. Neste trabalho procuramos mostrar as questões etnoraciais e a dinâmica intraurbana e suas consequências. Utilizando fotografias do ambiente de convivência dos atores no lugar onde convivem, tendo como objetivo a compreensão da dinâmica da cidade suas modificações antrópicas urbanas demostrando esta diferença entre os bairros periféricos e sua ressonância nos bairros centrais da cidade de Belém-PA.

  1. PROBLEMÁTICA:

Qual a forma da associação da cidade no cotidiano dos alunos?

  1. JUSTIFICATIVA:

A discursão sobre as formas de preconceito, questões etno-raciais dentre outros temas que atingem diretamente a população negra só poderá ser entendida se os próprios alunos negros ou não mostrarem suas realidades e onde elas estão inseridas, ou seja, o lugar em que eles habitam e mantem suas correlações, pois é lá que a maioria das coisas acontece. As injustiças, os preconceitos as manifestações culturais e tudo o que faz do aluno um ser comum fora e dentro  do ambiente escolar.

  1. OBJETIVOS:

4.1- Geral:

  • Compreender a dinâmica da cidade e entender as construções e ações nas relações sociais nos diferentes espaços.

4.2- Específicos:

  • Analisar qual a relação dos espaços e das identidades culturais na cidade.
  • Descrever o cotidiano dos alunos e suas atividades em seus bairros.
  • Identificar a dinâmica intra urbana e as diferentes formas de preconceitos e injustiças.
  • Demostrar a expressão  religiosa e sua distribuição na cidade de Belém.

  1. REFERENCIAL TEORICO:

A Lei n. 10.639/2003, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2009) têm impulsionado as instituições escolares da educação básica para o desenvolvimento de projetos educativos que buscam valorizar as dimensões da cultura negra nos diversos âmbitos sociais, históricos, econômicos, educacionais e culturais.

De acordo com Nilma Lino Gomes (2011) a questão étnico-racial é passível de diferentes interpretações econômicas, políticas e sociológicas. Por tanto a identidade cultural se dá de varias formas podendo ser vista em países, cidades, bairros ou pequenas comunidades.

 Kadlubitski (2010) Desenvolveu uma abordagem crítica para se refletir sobre cultura e diversidade religiosa no contexto brasileiro considerando a Constituição de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96; os Parâmetros Curriculares Nacionais.  Ele cita que as questões étnicas raciais e a diversidade religiosa advinda da elaboração cultural, sempre estiveram presentes na história da humanidade.

Segundo Silva (2011) a abordagem da diversidade cultural na escola se realiza, portanto, a partir do encontro de nossos valores simbólicos, sociais, econômicos, culturais e do outro, o diferente.

 SCHUWARCZ (apud LOBO, 2008), cita que é preciso atentar para a forma como a discriminação racial é apresentada em nosso País.

Lélia Gonzalez (apud RATTS, 2012, p. 220) explica de forma direta essa questão, trazendo o conceito aristotélico de “lugar natural” e demonstrando que, dentro da configuração habitacional histórica das cidades, está clara a divisão entre lugar de branco e lugar de negro.

SILVA (2011), diz que a exclusão se da também pela capacidade de acesso a ela. Abordando a questão da funcionalidade das cidades no mundo contemporâneo se olharmos para as questões que giram em torno da desigualdade, exclusão social, pobreza e a violência generalizada.

De acordo com Campos (2006), os negros e pardos seguindo a história foram os últimos a chegar na moderna economia brasileira, mesmo fazendo parte do cotidiano da sociedade a pelo menos quatro séculos; foram os últimos a ter direito ao sistema educacional (apesar de até o século XX constituírem a maior parte da população); foram os primeiros a sofrerem discriminação inicialmente pelo fato de serem escravos e depois por conta de sua cor.

Campos (2006) relata que as cidades não foram feitas para as classes mais pobres, logo o transporte é deteriorado, os pobres, principalmente uma parcela significativa de afrodescendentes, sofrem com as carências urbanas (como transporte, habitação, educação, lazer, entre outros.). E que o planejamento urbano nas cidades brasileiras é ineficiente quanto ao fato de atender as necessidades das populações mais pobres.

 Para Fani (2017), a cidade é um palco de realizações humana que vai se construindo ao longo do processo histórico e que ganha materialização concreta. Com o novo papel exercido pelas cidades do mundo contemporâneo.

 OLIVEIRA (2014) a cidade, são redes simultâneas mais fluidas, mais espessa e densa, concentra pertencimentos distintos e ressignificados num movimento em constante mudança.

Milton Santos (2009; 2001) relata que a forma e os conteúdos que se concretizam nesse ecúmeno precisam ser apropriados na dinâmica escolar e no trabalho do professor não somente na sua dimensão funcional, mas também simbólica e afetiva, entrelaçando natureza, economia, cultura e política. Como também afirma que é preciso entender as formas-conteúdo da cidade a partir do movimento conjunto do todo e das partes na idade científica da técnica que a concebeu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com