TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario 1

Ensaios: Questionario 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO – 1 TEMA: A TERRA

1) Quais as principais feições que individualizam a Terra em relação aos outros planetas ?

R:

• Presença de água no estado líquido;

• Atmosfera à base de N-O;

• Posição espacial em relação ao sol;

• Desenvolvimento da vida.

2) Sobre meteoritos responda:

a) Cite duas importâncias dos meteoritos para o estudo do Planeta Terra.

R:

• Datam a formação do sistema solar;

• Formam os planetas telúricos ou terrestres.

b) Explique a formação das rochas meteoríticas.

R: Devido à morte (supernova) de uma estrela anterior ao sol, os elementos resultantes da fusão nuclear na estrela após a explosão, foram liberados no espaço dando origem às primeiras rochas do sistema solar. A rotação da nebulosa solar possibilitou o surgimento de várias condensações que por agregação em colisões dariam origem ao primitivo material planetário (meteoritos).

3) O Planeta Terra foi formado por choques ou colisões de meteoros. Por que, então, não se observa na superfície e no interior da Terra nenhuma rocha de composição meteorítica ? Descreva sucintamente o processo de evolução interna (processo de formação do Núcleo, Manto e Crosta).

R: A Terra era um corpo celeste homogêneo, no qual os materiais se distribuíam uniformemente em todo o globo. Com os constantes choques de meteoritos ocorreu a acresção de massa. A Terra crescia em tamanho e volume. Este crescimento gerou o aumento da pressão interna do material sólido e, consequentemente, o aumento de temperatura. Este aumento de temperatura promoveu a fusão ou derretimento deste material meteorítico, formando uma massa homogênea líquida (Magma de composição meteorítica). Quando essa elevação na temperatura se processou e os constituintes materiais tornaram-se diferenciados, permitiu-se que os elementos mais densos se concentrassem no núcleo e os menos densos no manto (camadas superiores), por sua vez devido a um fenômeno conhecido como células convectivas. Assim, a primeira subdivisão da Terra a ser formada foi o núcleo e, em seguida, o manto. Em seguida, os elementos leves que foram expelidos do manto superior através do processo de fusão parcial, por diferença de densidade, pressão e temperatura, deram origem à crosta.

4) Descreva as subdivisões internas da terra, e suas características físicas, químicas e mineralógicas (densidade, composição, estado físico sólido ou líquido)de cada uma destas?

R: A terra pode ser dividida em núcleo, manto e crosta. O núcleo, a parte mais interna, é subdividido em núcleo interno e externo. A composição e a densidade de ambos é a mesma, apenas diferindo no estado físico que apresentam. A densidade do núcleo é de 11g/cm3, a composição é de Ni e Fe nas proporções de 15% e 85% respectivamente. O Núcleo interno apresenta-se no estado sólido enquanto o externo no estado líquido devido à diferença de pressão.

O manto também se subdivide em manto superior e inferior. Apresenta-se completamente no estado sólido (pastoso). Composto por Si, O, Fe, Mg (óxidos e silicatos) e a sua densidade é de 5g/cm3.

A crosta apresenta-se no estado sólido e pode ser dividida em crosta oceânica e continental. A crosta oceânica é subdividida em porção de topo, porção intermediária e porção inferior. A porção de topo é composta por sedimentos, a porção intermediária por basaltos e a inferior por rochas ultramáficas ricas em Fe e Mg. A crosta oceânica possui densidade igual a 3,2g/cm3. A crosta continental é composta por Si, O, Na, K, OH e sua densidade é de 2,7g/cm3.

5) Para que o núcleo terrestre funcione como um grande geodínamo é necessário que o mesmo libere grande quantidade de energia.

a) Quais os principais tipos de energia liberadas do núcleo terrestre?

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com