TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario

Exames: Questionario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  1.429 Visualizações

Página 1 de 3

Urbano

É tudo aquilo que está relacionado com a vida na cidade e com os indivíduos que nela habitam, por oposição a rural, que é relativo ao campo e ao interior.

Rural

É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural, silvicultura ou conservação ambiental.

É o ramo da ciência geográfica voltado para o meio rural como questões culturais e sociais relativas ao homem do campo, o que podemos chamar de modo de vida rural.

Cidade

Cidade é uma área densamente povoada onde se agrupam zonas residenciais, comerciais e industriais.

Campo

Extensão de terra, arável ou arada: campo de trigo, de milho, planície, terreno fora das cidades.

Agrário

QUESTIONÁRIO DA UNIDADE IV

1. Segundo o IBGE, 43% das terras cultiváveis no Brasil pertencem a apenas 1% dos proprietários rurais. Aponte duas consequências da concentração de terras no país. Assinale o item verdadeiro.

a) Pouca diversificação da agricultura e manutenção da miséria no campo.

b) Desmatamento de terras e aumento do preço dos alimentos.

c) Pouca oferta de alimentos e aumento de protestos de sem-terra.

d) Êxodo rural e transformação de agricultores em trabalhadores avulsos (boias-frias).

2. (ENEM 2012) Leia os textos abaixo:

Texto I

Ao se emanciparem da tutela senhorial, muitos camponeses foram desligados legalmente da antiga terra. Deveriam pagar, para adquirir propriedade ou arrendamento. Por não possuírem recursos, engrossaram a camada cada vez maior de jornaleiros e trabalhadores volantes, outros, mesmo tendo propriedade sobre um pequeno lote, suplementavam sua existência com o assalariamento esporádico. MACHADO, P. P. Política e colonização no Império. Porto Alegre: EdUFRGS, 1999 (adaptado).

Texto II

Com a globalização da economia, ampliou-se a hegemonia do modelo de desenvolvimento agropecuário, com seus padrões tecnológicos, caracterizando o agronegócio. Essa nova face da agricultura capitalista também mudou a forma de controle e exploração da terra. Ampliou-se, assim, a ocupação de áreas agricultáveis e as fronteiras agrícolas se estenderam. SADER, E.; JINKINGS, I. Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2006 (adaptado)

Os textos demonstram que, tanto na Europa do século XIX quanto no contexto latino-americano do século XXI, as alterações tecnológicas vivenciadas no campo interferem na vida das populações locais, pois:

Assinale o item verdadeiro:

a) impulsionam as populações locais a buscar linhas de financiamento estatal com o objetivo de ampliar a agricultura familiar, garantindo sua fixação no campo.

b) ampliam o protagonismo do Estado, possibilitando a grupos econômicos ruralistas produzir e impor políticas agrícolas, ampliando o controle que tinham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com