TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Referentes Aos Fatores Climáticos E Climas Do Brasil.

Trabalho Escolar: Questões Referentes Aos Fatores Climáticos E Climas Do Brasil.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

Questões referentes aos fatores climáticos e climas do Brasil.

O aquecimento global tem provocado catástrofes climáticas e mudanças rápidas no clima mundial. Nunca se viu alterações tão rápidas e com efeitos devastadores como os ocorridos nos últimos anos.

Segundo o filme, o que é o aquecimento global?

Aquecimento global são modificações no clima do planeta que podem ser atribuidas diretamente à ações humanas.

Quais são as causas do aquecimento global?

As principais causas do aquecimento global tem relação com as atividades humanas. O efeito estufa é intensificado por meio do aumento da quiema de combustiveis fosseis, como petroleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, que retem o calor vindo das radiações solares, funcionando assim como o vidro de uma estufa de plantas.

Como ocorre o efeito estufa?

A atmosfera da terra retém naturalmente uma qtd de energia proveniente do sol. Durante milhoes de anos, o efeito estufa criou condicoes para manter o planeta aquecido e sua tempertarua estavel. A variedade de vida na terra só é possível a essa caracteristica.

O que indica os estudos feitos pelo Hadley Center, uma das principais instituições de estudo sobre o clima do Reino Unido?

Indica que num planeta mais quente, o atlântico sul pode se tornar o cenário para muitos eventos extremos. O furacão Catarina foi só o primeiro, e cada vez mais os eventos irão ocorrer.

Além das tempestades violentas, quais são os outros eventos climáticos extremos, decorrentes do desequilíbrio do clima, a que está submetido o Sul do Brasil?

Tornados, furacões, ventanias, tempestades, secas.

Quais as consequências do aquecimento global para o Nordeste do Brasil?

Encolhimento de suas áreas em condições de produzir alimentos, redução da produtividade do solo sobrevivente e ao sumiço total de água. A miséria se multiplicaria, forçando a população a migrar para grandes cidades, inchando-as - e agravando problemas que elas já possuem. A temperatura no semi-árido nordestino deve subir de 4ºC a 6ºC nos próximos 60 anos. A água vai desaparecer, embora haja dúvidas sobre o momento. O aumento de temperatura e a falta de água vão acelerar um processo conhecido como desertificação que já afeta o Nordeste, especialmente o semi-árido.

Quais as atividades econômicas praticadas no Brasil que mais contribuem para o aumento do aquecimento global? Por quê?

Agricultura, pecuária e mineração, pois prejudicam o país.

Qual a consequência provocada pela atuação em conjunto do aquecimento global, do aumento dos incêndios provocados pelo homem e do desmatamento da Amazônia para outras regiões do Brasil?

Se cada evento, isoladamente, já tem consequências funestas, se juntado a outros, piora ainda mais suas consequências. As consequências podem ser muitas, mas nenhuma é boa. Aumento das temperaturas, queimadas, fauna e flora sendo devastadas (desmatamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com