TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

Por:   •  20/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

        

RELATO DE EXPERIÊNCIA

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

2º Graduação - Geografia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO  

 

 

 

 

 

 

 

ADRIANA NUNES SILVA - 210102029

 

 

BRASÍLIA

2021

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

2ª GRADUAÇÃO - GEOGRAFIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

 

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em GEOGRAFIA da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. (a). JOSILENE BACH CHIMBOSKI HORNUNG

 

 

ADRIANA NUNES SILVA -  210102029

 

 

BRASÍLIA

2021

Link do microvídeo: https://youtu.be/kStrt3_Px80

1. RELATO DE EXPERIÊNCIA

O ano de 2020 trouxe grandes desafios para a educação, dentre eles a necessidade de adaptar os processos de ensino e aprendizagem frente ao contexto pandêmico causado pela Covid-19 e à consequente suspensão das aulas presenciais. Desse modo, o ensino remoto tornou-se uma possibilidade e uma realidade viável, sendo estabelecido, assim, o Regime Especial de Atividades não Presenciais (REANP), aprovado pelos conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação. Com o avanço da pandemia do novo Corona Vírus, a COVID-19 para o ano de 2021, seguindo as orientações do Decreto nº 41.849 de 27 de 27 de fevereiro de 2021  e o Decreto nº 41.874 de 08 de março de 2021, e demais documentos relacionados ao tema, o ano letivo de 2021 para a SEEDF iniciou  no regime REANP, ou seja aulas remotas com envio de atividades através da plataforma de ensino Google Classroom. Diante desses acontecimentos ficou-se  inviável a realização do estágio supervisionado presencial no ambiente escolar, porém o estágio foi realizado no formato pandemia, com elaboração dos planos de aulas contemplando as turmas de 6º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental e com gravação de micro vídeo sendo executado o plano de aula para a turma do 6º ano contemplando o conteúdo de geografia – Paisagem e seus diferenças, para elaboração do  materiais teórico, utilizou-se de pesquisa em sites educacionais, computador e  ferramentas digitais – uso de aplicativos. As competências da Base Nacional Comum Curricular apontaram, os caminhos a seguir para o desenvolvimento das habilidades esperadas, possibilitar que os estudantes construam sua identidade relacionando-se com o outro (sentido de alteridade); valorizem as suas memórias e marcas do passado vivenciadas em diferentes lugares; e, à medida que se alfabetizam, ampliem a sua compreensão do mundo.

“Dessa forma, o estudo da Geografia constitui-se em uma busca do lugar de cada indivíduo no mundo, valorizando a sua individualidade e, ao mesmo tempo, situando-o em uma categoria mais ampla de sujeito social: a de cidadão ativo, democrático e solidário. Enfim, cidadãos produtos de sociedades localizadas em determinado tempo e espaço, mas também produtores dessas mesmas sociedades, com sua cultura e suas normas”.

As ferramentas digitais possibilitaram a realização do trabalho mais dinâmico, interativo e produtivo, aproximando ainda mais os estudantes do conhecimento para melhor explanação e abordagem do conteúdo, foram elaborado slides no power point, visando facilitar a visualização e compreensão do assunto a ser estudado.

Para a gravação do vídeo foi utilizado várias ferramentas tecnológicas, como: retroprojetor, computador e aparelho celular.

2: ENTREVISTA: A REALIDADE ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA;

Diante realidade ocasionada pela Pademia da Covid –19 em todo mundo, impossibilitando as aulas presenciais no ambiente escolar, entrevistei um colega que igual a mim compartilhar do mesmo pensamento e angústia ocasionada pela Pandemia com consequência direta na educação.

Realizei algumas perguntas, o qual compartilhou de seus conhecimentos e questionamentos. O entrevistado foi o Professor Jairlson Ribeiro, do Centro Educacional 07 Vendinha do Distrito Federal, a primeira pergunta foi a seguinte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com