TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.684 Palavras (11 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

NBR16401-Ar-condionado

Aluno: Michael Magalhães da Silva, Diego Guilherme

Turma: EngMec 4

[pic 1]

      Araucária 2017

INTRODUÇÃO

Propósito da norma especificar as taxas mínimas de ventilação e outros parâmetros que são aceitáveis pelo ser humano essa norma não se aplica em sistemas pequeno unitários isolado.  A norma define que ela se aplica a todos os espaços destinados à ocupação humana, exceto casas simples, prédios residenciais de até três pavimentos, veículos e aeronaves. E trata de 58 filtragem, instalação, comissionamento, operação e manutenção com foco na qualidade do ar interior a capacidade nominal compõe inferior a 10 KW.

A elaboração e documentação do projeto deve ocorrer em etapas dividindo o processo de desenvolvimento das atividades técnicas de modo de se obter uma evolução positiva atendendo atingir o desempenho e qualidade sugerida pelo contratante.

DEFINIÇOES DE INSTALAÇAO

Deve incluir as seguintes atividade:

  • Cálculos preliminares de vazão térmica.
  • Seleção preliminar de equipamentos, com dados referenciais de dimensões, capacidade, consumo energia, consumo de água e peso.
  • Dimensionamento preliminar das redes de dutos principais e definição dos espaços de passagem vertical e horizontal necessários.
  • Desenhos de arquitetura e estrutura do local.

Identificação de interfaces

Esta etapa se refere a representação das informações técnicas das instalações com a evolução da etapa mais ainda não completa ou definitiva, esta etapa deve conter: dimensões de casa de maquinas, cálculos, representação gráfica do dimensionamento dos dutos.

Projeto de detalhamento

A documentação a ser gerada nesta etapa deve conter elementos suficientes para garantir a correta compreensão do conceito adotado no projeto e a perfeita caracterização das instalações, envolvendo: distribuição de fluidos térmicos, distribuição de ar, controle, alimentação e comando elétrico, e todas as especificações necessárias para permitir a tomada de preços, aquisição, execução e colocação em operação das instalações.

Projeto legal

Formatação exigida na norma técnica com a análise e aprovação de superiores conforme a norma da ABNT NBR 13531.

Detalhes de obra e projeto

Cabe a empresa que fara a instalação    o detalhamento e adequação   no projeto; cabe ainda à empresa instaladora elaborar e fornecer ao contratante, na conclusão e entrega da obra, os desenhos “conforme construídos", incorporando todas as alterações introduzidas no decorrer da obra.

Condições climáticas e termoigrométricas de projeto

O sistema deve está caracterizado para aquele ambiente ou local; os dados climáticos que deve conter no projeto são: dimensionamento de sistemas de resfriamento/desumidificarão (cargas térmicas sensíveis e latentes por zona e total do sistema), verificação de se a carga total de resfriamento do sistema não ultrapassa a determinada ponto.

Calculo

O cálculo de carga térmica térmicas devem ser expressas em watts e as vazões de ar em litros por segundo de ar padrão e erigidas para a massa especifica efetiva do ar em cada fase do processo.

Devem ser calculados as cargas térmicas de resfriamento e desumidificarão como cada recinto e zona e cada unidade de tratamento de ar.

A metodologia deve conter cálculos em quantas horas do dia de projeto forem necessárias para determinar a carga máxima de cada zona e as cargas máximas simultâneas de cada unidade de tratamento de ar e do conjunto do sistema. O cálculo e inviável sem o uso de software existem diversos programas disponíveis, como os programas livres publicados pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, ou programas desenvolvidos e registrados pelos principais fabricantes de equipamentos.

Na utilização destes programas cabe ao projetista reavaliar os valores já predefinidos para os coeficientes de transmissão global de calor da edificação. Os valores devem ser adaptados aos parâmetros reais de projeto da edificação.

A Soma das cargas térmicas das zonas é a carga máxima simultânea do conjunto de zonas servidas pela unidade; não é necessariamente a soma dos máximos das zonas, que podem não ocorrer simultaneamente.

Deve-se considerar ainda um eventual fator de simultaneidade para alguns dos componentes da carga térmica (pessoas, iluminação, equipamentos) ao nível do conjunto das zonas.

O Cálculo das cargas técnicas devem ser o mais exato possível.

Equipamento de escritório

O calor dos equipamentos de escritório deve ser levado em considerações e informações do fabricante.

Infiltrações

Infiltração é o fluxo de ar externo que entra para dentro da edificação através de frestas e outras aberturas não intencionais.

Iluminação

As potências das luminárias devem ser obtidas do projeto de iluminação ou estipulados pelo contratante.

Projeto da rede hidráulica

No projeto deve indicados os pontos e dispositivos para as medições, ajustes e balanceamento da rede, as interligações da rede aos equipamentos, conexões flexíveis ou flexibilidade da tubulação nas imediações dos equipamentos, de forma a evitar a transferência do peso ou de esforços de torção da tubulação ao equipamento, e a transmissão de vibrações do equipamento à tubulação.

As tubulações e válvulas de controle devem estar em local apropriado de fácil manutenção, deve ter pontos de ancoragem coerentes com a dilatação do tudo com passagem de agua quente e fria.

Em tubulações em circuito fechado deve se conter um tanque para resfriamento da agua apenas um tanque para cada circuito fechado.

0 materiais das tubulações é geralmente aço-carbono, preto ou galvanizado. A norma de pressão segue igual a das conexões. Outros materiais podem ser usados, tais como cobre, poli cloreto de vinil (PVC) e outros, desde que a pressão máxima suportada pela matéria seja obedecida.

Dimensionamento

Nos sistemas com controle em vazão de água variável deve aplicar um fator para o efeito de dimensionamento da bomba da agua, que relacionam o diâmetro do tubo com a velocidade da água.

Os parâmetros de dimensionamento e escolhido pelo projetista visando um equilíbrio aceitável entre o custo da rede e o consumo de energia.

As perdas de carga da rede devem ser calculadas, considerando as perdas nas válvulas e nos trocadores de calor.

0 dimensionamentos preliminar da rede deve procurar reduzir perdas de carga no sistema aumentando o diâmetro do tudo em certos pontos críticos isto pode resultar em gerar uma economia de energia, mas para isto o dimensionamento deve ser feito com o auxílio de um software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (132.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com