TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ-PROJETO FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

Por:   •  22/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 6

        

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ-PROJETO

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

PEGADOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO  

 

 

 

 

 

 

 

CLAUDIENE ALVES DE SOUZA   LOGIN 180116418

 

 

IRECÊ

2021

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO  

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. (a). Nome Completo (nome do professor que orientou a correção dos planos de aula).

 

 

CLAUDIENE ALVES DE SOUZA   LOGIN 180116418

 

 

IRECÊ

2021

1. RELATO DE EXPERIÊNCIA

A realização do estágio IV do 7º semestre do curso de Pedagogia da Faculdade FAEL se deu através do contato entre a discente e a Secretaria de Educação do município de Irecê ocorrido no dia 20/05/2021, tendo em vista a necessidade da liberação por parte deste órgão para que o estágio fosse realizado em umas das unidades escolares do município. Após o primeiro contato com a secretaria foi emitida uma carta de encaminhamento para que a discente realizasse o contato com a escola e assim dar prosseguimento ao estágio. Assim sendo, primeiramente foi estabelecido contato com a escola através do aplicativo de conversa WhatsApp e em seguida foi realizado o contato com a escola de forma presencial.

Posterior a liberação e contato com a professora, o plano de aula foi executado na Escola Parque Municipal Ineny Nunes Dourado para a turma do 5º ano da modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) na disciplina de Língua Portuguesa por meio da ferramenta digital Classroom, que é a sala de aula do Google, a escolha dessa ferramenta se deu visto que trata-se de uma ferramenta gratuita para todos os usuários e por possibilitar encontros virtuais entre professores e alunos para realização de aulas à distância, além de que a classroom pode ser acessada pelo computador através da internet, bem como pelo celular mediante uso de aplicativos compatíveis com Android e iPhone (ios).

Nesse período de pandemia a escola está tendo aulas de forma remota, através do uso de aplicativos online e offline, atividades impressas que os pais e responsáveis vão buscar nas instalações da escola, bem como vídeos e áudios enviados aos alunos. Dessa forma, a observação foi realizada de forma remota, através do acompanhamento da aula ministrada pela professora regente.

A realização da aula de deu mediante apresentação da discente, a qual estava na posição de estagiária, em seguida os alunos foram questionados se tinham conhecimento do que se tratava o gênero textual notícia, visto que foi o gênero escolhido para a aula. Neste momento foi perceptível a participação dos alunos ao relatarem seu conhecimento a respeito do que foi questionado. Posteriormente através do compartilhamento de tela foi apresentado aos alunos as características desse gênero textual, bem como a apresentação da notícia que seria trabalhada em aula.

Foi realizada a leitura individual pela discente e em seguida uma leitura compartilhada com os alunos, os quais ao longo da apresentação do tema da notícia faziam interações expondo seus pontos de vista, bem como conhecimentos prévios adquiridos ao longo das suas vivências. Foi lida a notícia “De menino e de meninas: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, da autora Mirela Portugal e em seguida realizado um debate sobre as expectativas dos alunos em relação ao texto lido. Relacionando-se as competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) foi enfatizado o estabelecimento das expectativas em relação ao texto que será lido, valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, localização de informações explicitas no texto, bem como a importância da leitura compartilhada em colaboração com os demais colegas e professores.

A discente participou ainda de reunião pedagógica com os professores da escola afim de planejar atividades para as próximas aulas e estratégias para oferecer uma melhor aprendizagem aos alunos. A participação da reunião foi enriquecedora para a prática docente da estagiária, pois possibilitou uma maior interação com o ambiente escolar, mesmo que de forma remota.

Faz-se necessário a ressalva de que a utilização das ferramentas digitais possibilita inovação da aprendizagem facilitando a comunicação e a interação dos alunos e professores, permitindo também que os educandos tenham autonomia ao assistir os vídeos, ouvir os áudios e acessar as atividades propostas pelos educadores, desenvolvendo a responsabilidade destes no sentido de se envolver com as novas ferramentas digitais como forma de aprendizado. Partindo desse pressuposto percebe-se o quanto as ferramentas digitais potencializam a aprendizagem, visto que através destas é possível à iteração entre professores e alunos sem que precisem estar próximos fisicamente, além disso, são muitas as ferramentas digitais que podem ser utilizadas para contribuir com a aprendizagem, pois pode-se optar pela utilização de imagens, vídeos, áudios e uma variedade de recursos para entreter os educandos e transmitir a estes conhecimentos ao mesmo tempo em que os alunos também transmite seus saberes.

2. PRÉ-PROJETO

2.1 TEMA

 

Estratégias de Leitura para a Compreensão Textual

2.2 PROBLEMA

 

Quais as contribuições do uso de estratégias de leitura para a compreensão textual?

2.3 OBJETIVO

 

Objetivo geral: 

Utilizar as estratégias de leitura como ferramentas relevantes para a qualidade da leitura e interpretação.

Objetivos específicos:

  • Identificar as estratégias de leitura que tem mais eficácia para a compreensão dos alunos;
  • Desenvolver nos alunos o hábito da leitura como instrumento de conhecimento;
  • Promover uma melhor compreensão dos textos lidos.

2.4 JUSTIFICATIVA

 

Mediante o contato com a sala de aula foi possível observar as dificuldades que muitos alunos possuem frente a leitura e compreensão textual, visto que, a maioria dos alunos não entendem o que estão lendo ou estudando. Muitos realizam apenas aquela leitura pouco profunda, codificando apenas palavras chave e termos já conhecidos por eles e, dessa forma, não conseguem assimilar e compreender de forma completa o que o texto quer dizer, qual o seu foco, qual a direção que o autor do texto quer levar o leitor.  Partindo dessa observação, bem como de experiências em sala de aula, percebi a necessidade de pesquisar mais a respeito do tema e de alguma forma auxiliar os alunos a se tornarem leitores eficazes, e assim contribuir para uma melhor educação e formação de cidadãos, como afirma Stella Maris:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com