TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Por:   •  10/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 8

 

 

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA  SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

ESTÁGIO SUPERVISIONADO   

  

  

  

  

  

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

CURITIBA  

2021

 

 

 

 

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA  

SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

ESTÁGIO SUPERVISIONADO   

(GESTÃO EDUCACIONAL)  

  

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado de Gestão Educacional, do curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.  

Orientador: Prof. (a). Professora Mariliane Dudziak.  

  

 

  

  

 

 

 

 

 

 

 

CURITIBA  

2021

 

 

 

Coloque aqui o link do microvideo: https://youtu.be/OdFFNrv1A0A

 

1. RELATO DE EXPERIÊNCIA

1.1 PESQUISA: CONHECENDO O PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)

O projeto político pedagógico em suas características está relacionado a uma gestão democrática, é uma carta de intenções que as escolas elaboram para poder compor as regulamentações de suas ações pedagógicas dentro de um ambiente escolar. O projeto político pedagógico é o resultado de uma construção coletiva de intenções sobre um indivíduo para a sua formação e inserção na sociedade, ele se associa o projeto educativo e as características democráticas superando os desafios colocados na educação, nos colocando como agentes de transformação social através de ações pedagógicas críticas e criativas. Partindo destas características um projeto político pedagógico deve conter alguns elementos para que o mesmo tenha um bom resultado, as estruturas norteadoras para seu desenvolvimento identificação, conteúdos (estruturantes, básicos e específicos), justificativa/objetivos do conteúdo, encaminhamento metodológico do conteúdo/recursos didáticos, avaliação (critérios e instrumentos) e referencias. Neste caminho podemos ressaltar a missão da escola, o que ela deve buscar, sendo assim colocados como objetivos de um Projeto politico pedagógico, entre estes podemos destacar identificar os pontos fracos e as oportunidades de melhorias a serem enfrentados pela escola, e as melhorias podemos especificar como estratégias o desempenho acadêmico dos estudantes, melhorar as práticas pedagógicas, gerenciamento escolar, aumentar índice geral da escola, fortalecer a integração escola – comunidade, entre outras.

Mas para que estes objetivos sejam alcançados devemos conduzir o processo de sua elaboração, começando pela gestão da escola, a direção tem um papel de direcionamento, junto com os pedagogos, elaboram -se temáticas a serem deliberadas para que sua produção seja direcionada as todas as partes envolvidas, comunidade, pais, professores e direções. Cada um tem um papel importante para a sua elaboração, a participação de cada segmento pode ser individual, grupal ou plenária, cada segmento traz suas propostas ou suas indagações onde serão debatidas e assim fazer parte do corpo do projeto político pedagógico.

Depois deste processo de conteúdo, são feitas as revisões e deliberações finas para que um projeto político pedagógico esteja trazendo contribuições para a escola, corpo docente e comunidade. Um projeto político pedagógico bem elaborado pode ser muito benéfico para a comunidade escolar, sendo um grande aliado na transformação de uma vila, bairro, comunidade e cidade. Ele pode ser um projeto a ser seguido. Melhorar a qualidade de vida, de ensino, de perspectiva dos estudantes faz com que o projeto político pedagógico seja um referencial de planejamento e estratégias elaboradas por pessoas dispostas a querer mudar e querer fazer acontecer. Quando uma escola se destaca em suas atribuições de ensino, logo são revisados os projetos políticos pedagógicos para poder ver qual a temática abordada e quais estratégias que deram certas a serem seguidas. Sendo assim digo que o projeto é essencial para que a educação de uma escola e região se desenvolva. Ser o agente transformador e saber que o projeto político pedagógico que você ajudou a construir deu resultado, traz o prazer de um dever cumprido no trabalho de um pedagogo.

 

1.2 ENTREVISTA: A REALIDADE ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA

 

Nome do Entrevistado: eduarada cosmos, Pedagoga da Escola Municipal Joaquim jose dos Reis.

 

1. Quais são as principais estratégias educacionais adotadas pela sua escola para manutenção do processo de ensino e aprendizagem na situação de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)? 

 

A escola, está fazendo aulas remotas via youtube e canais de Televisão nos canais 4.2, 4.3 e 16.2, e o processo se dá através das correções de atividades que estão sendo entregues para os estudantes, sendo eles impressos, e devolvidos 1 vez no mês na própria escola. Desta forma a escola pode manter o ensino aprendizagem doa estudantes, e assim podendo avaliar suas competências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (150.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com