TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Campo em Geografia I

Por:   •  26/10/2017  •  Ensaio  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

LICENCIATURA EM GEGRAFIA -  UAB

Disciplina: Prática de Campo em Geografia I

Acadêmico (a): Antonio Cesar Burnat    R.A.: 174 321 302

Professor formador (a): Leonardo Tullio

Tutor(a): Vanderlei Marinheski

Atividade: 1 Resenha sobre Artigo: “O estágio na formação de professores: unidade entre Teoria e Prática ?” (Valor: 20,0)

O texto discute os conceitos de prática e teoria na formação dos professores, tema este muito discutido  acerca do estágio curricular no processo da formação de professores, e a autora Pimenta discorre sobre este processo e de sua importância para o desenvolvimento profissional do estudante e os benefícios que para sua inserção no mercado de trabalho. Todo estágio é uma aproximação à pratica permeada pela teoria aprendida em sala de aula, uma forma de vivencia de instrumentos teóricos e aplicação de metodologias nos diversos ambientes de trabalho. O estágio é uma forma de aprender, ver como professores que já tem experiência fazem sua prática e juntos construir sua identidade profissional. Como afirma Pimenta (2004, p.99) “ O estágio é a ponte entre a formação inicial e a construção da identidade profissional, ainda afirma que é necessário formar profissionais com conhecimentos metodológicos capazes de atuar em diferentes ambientes educacionais, com formação cultural, cientifica e técnica”. Aproveitar cada momento de estágio é ver a pratica acontecendo no dia a dia e com base nessas visões saber aplicar a teoria estudada em sala de aula e desenvolver a melhor metodologia de trabalho pra carreira profissional.

Lembramos conforme texto que foi uma luta de vários anos para que o estágio fosse realmente regulamentado, fosse realmente elaborado dentro do currículo da formação de professores. A essência do estágio tem longa data e encontramos em Marx a relação com a práxis, onde vemos como atitude humana de transformação da natureza e da sociedade e temos a clareza em Vasquez(1968) “ não basta conhecer e interpretar o mundo teórico é preciso transformá-lo, isso é práxis”. Com passar do tempo a teoria ganhou mais espaço dentro dos currículos e a transformação da sociedade proposta por vários autores não esta acontecendo por falta de conhecimento da mesma, daí a necessidade de aliar teoria e prática e formar o conteúdo de formação dos professores.  Toda formação visa aprimoramento intelectual e consequentemente auxiliará os alunos em suas práticas futuras, por isso é necessário que o estudante identifique e analise as práticas pedagógicas e em suas observações, em suas intervenções saiba aplicar o conteúdo estudado e assim perceba que a teoria está a serviço da prática e quanto mais atentos estarmos as inovações, as atualizações dos conteúdos mais próximos da perfeição estaremos, pois nossa pratica pedagógica, nossa pratica docente depende da bagagem cultural adquirida e essa nos acompanhará em todos os momentos.

Concordo com Freire (1996) que no sentido de ser necessário e urgente que o professor assimile os princípios que orientam a atividade docente em direção à autonomia. Tendo-se em vista a formação deste profissional autônomo, o mesmo terá mais condição de compreender e atuar de maneira mais efetiva sobre a diversidade cultural, procurando refletir sobre os aspectos intelectuais e sociais que envolvem o seu fazer pedagógico.  

Referências Bibliográficas

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com