TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: A QUESTÃO DO TERRITÓRIO NO BRASIL

Por:   •  9/11/2017  •  Resenha  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA-UFRR

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS-IGEO

DISCIPLINA: GEOGRAFIA DO NORDESTE E CENTRO SUL

PROF. VIVIAN KARINE MORAES

CURSO: BAICHARELADO EM GEOGRAFIA

ACADÊMICA: REBECA KEZIA RIPARDO DA SILVA LEAL

A QUESTÃO DO TERRITÓRIO NO BRASIL

A Questão do Território

O primeiro capítulo o autor discute o conceito de território e como este conceito é visto por algumas ciências. Ao longo do capitulo o autor fala sobre o processo de povoamento pelos portugueses em terra brasileira e como se deu esta ocupação, trazendo um breve histórico sobre a dita colonização do Brasil, onde a mesma se deu através de uma expansão capitalista a procura de matéria prima como madeira, pau-brasil, especiarias entre outros para abastecer o mercado consumidor externo. Neste capítulo também é mencionado à questão indígena, onde os mesmos sendo os primeiros ocupantes das terras brasileiras se viram a mercê da sorte, perdendo seu território para os povos que penetraram pelo litoral e foram avançando rumo a Amazônia. Aos poucos foram chegando novos imigrantes que se fixaram e passavam a investir na agricultura, engenhos, mineração, pecuária etc... Devido essa grande expansão e ocupação em massa do Brasil, politicas de expansão onde foi investidos milhões com estradas, estruturas para as cidades, redes de comunicação, atrativos estes que ajudaram na reconstrução do Brasil. O autor coloca que estas politicas para o Brasil não foram favoráveis, visto que o mesmo foi tido como colônia de exploração amparada por politicas que facilitam essa extração de matéria-prima, pois junto com essas extrações veio o desmatamento de grandes áreas prejudicando o meio ambiente. É notório que ao longo do capitulo pode se perceber as grandes falhas nas politicas causando problemas na administração do território, desta maneira causando danos ao Brasil e sua população.  

Dai a necessidade de se conhecer bem o processo de produção do território brasileiro desde o inicio de sua colonização, e a sua continuação, quando se desenvolve uma politica de internacionalização da economia e de esvaziamentoda noção de fronteira.

 Pecuária e Produção de Alimento no Período Colonial

No terceiro capitulo o autor mostra que no período colonial a historia econômica do Brasil foi marcada pelos produtos de exportação de maior importância econômica pau-brasil, açúcar ouro, diamantes e algodão etc. Como o povoamento do Brasil foi iniciado com a finalidade de extrair riquezas não existentes na Europa, visto como uma colônia de exploração.Como a população se alimentava de pesca, da caça, da coleta florestal e de uma incipiente agricultura. Os portugueses procuraram adaptar se a este tipo de alimentação. Passados os primeiros anos de exploração florestal iniciaram a ocupação e colonização do território por imigrantes desenvolvendo a cana de açúcar no inicio esta foi cultivada em quase todas as capitais após algum tempo foi se concentrado em Pernambuco e na Bahia. Devido a demanda de mão de obra importavam negros africanos que eram vendidos aos senhores de engenho. Por isso a importação de animais e vegetais da Europa, assim como da África, da Ásia e a Oceania, terras onde se estendia a influencia comercial portuguesa. Segundo o autor foram trazidos da Europa, os animais domésticos, bovinos, caprinos, suínos, equinos, da África vieram vegetais, como sorgo, inhame e o cara, da Ásia fruteiras como bananeira, a mangueira, a jaqueira e o arroz e da Oceania a fruta-pão e o coqueiro. O algodão a mandioca e o milho que era cultivado pelos indígenas passa a ser cultivado pelos colonizadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com