TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha:O Planejamento de Pesquisa Sergio Luna

Por:   •  27/10/2017  •  Resenha  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  2.350 Visualizações

Página 1 de 7

APRESENTAÇÃO DO TEXTO

        O Texto de Sérgio Vasconcelos de Luna divide-se em:

  • Prefácio,
  • Planejamento de Pesquisa Como Tomada de Decisões
  • Os Elementos Básicos da Pesquisa
  • O Projeto de Pesquisa
  • O Problema de Pesquisa
  • O Problema de Pesquisa como Pergunta ou Conjunto de Perguntas
  • Fatores Relevantes na Formulação de um Problema
  • A Questão da Relevância
  • Projeto de Pesquisa versus Programa de Pesquisa
  • Problema de Pesquisa versus o que é Necessário para Estudá-lo

ANÁLISE DO TEXTO

Prefácio

O autor apresenta a sua inquietação como professor diante das pesquisas científicas, a qual leva muitos deles, a produzirem seu próprio material didático, o que acabou por transformar-lhe em autor, devido também, às diferentes ligações que os alunos podiam estabelecer. A sua prática acadêmica em arguições e bancas concentrou seu conhecimento nos aspectos metodológicos das pesquisas, bem como, suas sustentação, literatura e tendências. Estes exercícios, experiências e anotações deram origem a artigos, publicações e, finalmente, ao livro em questão. Luna adverte que não se trata de um compendio sobre Metodologia de Pesquisa Científica, mas a intenção de condensar experiências de orientação acadêmica, sistematização de aulas, reunião de anotações e textos destinados a eventos correlatos.

Luna (1998) postula que a metodologia se faz tão importante no meio acadêmico, que grandes autores já se dedicaram ao tema. Contudo, o autor adverte-nos também que falar sobre pesquisa jamais substituirá o fazer pesquisa. Ambos se complementem com muita propriedade.  “A realidade a ser pesquisada é infinitamente maior, mais complexa e mais diversificada do que qualquer formalização didática da atividade do pesquisador (e a metodologia não passa disto) (p.12)”

O Planejamento de Pesquisa como Tomada de Decisões

        Luna (1998, p. 13) infere que conceito de metodologia já esteve associado à estatística. Demo (1981), aproxima-a mais da Filosofia ou Sociologia da Ciência. O papel do pesquisador deve se concentrar no de ser um intérprete da realidade pesquisada. Não se espera deste, verdades absolutas, mas revelações e contribuições fidedignas, com relevância teórica e social.

“A metodologia não tem status próprio, precisando ser definida em um contexto teórico-metodológico. Em outras palavras, abandonou-se ou vem-se abandonado) a ideia de que faça qualquer sentido discutir a metodologia fora de um quadro de referência teórico que, por sua vez, é condicionado por pressupostos epistemológicos (p.14). ”

        De acordo com Luna (1998, p. 16), o conhecimento a ser produzido pelo pesquisador deve preencher uma lacuna importante no conhecimento já disponível da realidade pesquisada e deve pontuar:

  • Demonstração da existência ou ausência de relações entre diferentes fenômenos;
  • Estabelecimento de conceitos entre uma dada teoria;
  • Desenvolvimento de novas tecnologias ou novas aplicações das já existentes;
  • Descrição das condições sob as quais ocorre um dado fenômeno.

Os Elementos Básicos da Pesquisa

        Consoante à Luna (1998, p.16), uma pesquisa implica no preenchimento de requisitos vitais:

  1. Formulação de um problema de pesquisa
  2. Determinação das informações necessárias
  3. Seleção das melhores fontes
  4. Definição de ações que produzam tais informações
  5. Seleção de um sistema de tratamento dessas informações
  6. Uso de sistema teórico para interpretação das informações
  7. Produção de respostas às perguntas formuladas
  8. Indicação do grau de confiabilidade destas respostas
  9. Indicação da generalidade dos resultados obtidos

Para Luna (1998, p. 18), a realidade explorada não podendo ser totalmente apreendida, permite que a pesquisa se baseie num recorte dela, o qual é assegurado pelo procedimento, sobretudo, na coleta de informações, tecendo assim um retrato fiel daquela realidade estudada. O autor considera que muitas das informações geradas pelos procedimentos de pesquisa, produzem uma massa de dados e relatos que, muitas vezes, não chegam aos interessados na sociedade, por diversos fatores, como, por exemplo, o sigilo.

“Contudo, nesses casos, o pesquisador não pode se furtar à dívida de expor os meios de transformação da informação em dado e de argumentar a favor da sua adequação. A ausência desse compromisso tem transformado muito do que começou como pesquisa em manifesto ou em romance (LUNA, 1998, p.20) ”.

Conforme o autor, uma boa pesquisa não deve conter em seu bojo as respostas prontas e previsíveis, invalidando assim, todas as informações e análises tecidas. Para Luna (1998, p. 22), nas últimas décadas, sobretudo, em educação, ampliou-se significativamente, as quantidades e qualidades de pesquisas, estando esta última, diretamente relacionada à transformação da realidade pesquisada e não somente a sua mera revelação. A pesquisa tem de prestar efetivo serviço à sociedade.

Luna (1998, p. 24), neste tocante, defende que boas pesquisas são baseadas nas queixas de um indivíduo, grupo ou comunidade, os quais devem se mostrar plenamente satisfeitos ao final do processo de pesquisa. Nem a queixa e nem a solução têm validade na comunidade científica, se quando apontadas numa pesquisa, as mesmas não constituírem novas informações agregadas ao conhecimento já existente e devidamente disseminadas. “Desta forma, a pesquisa é sempre um elo entre o pesquisador e a comunidade científica, razão pela qual sua publicidade é elemento indispensável do processo de produção do conhecimento (LUNA, 1998, p. 24)”.

O Projeto de Pesquisa

A realidade abordada numa pesquisa tem sempre interlocutores com objetivos diferentes. O conhecimento formulado em pesquisa deve contemplar esses dois importantes prismas de apreciação.

O Problema de Pesquisa

Cada projeto tem a sua peculiaridade, devendo-se adequá-la ao problema e condições de realização da pesquisa, mantendo assim, o seu equilíbrio metodológico.

Área/ Tema/Titulo/Sujeito/ Instituição Versus Problema de Pesquisa

Consoante a Luna (1998, p. 28) O detalhamento do problema de pesquisa deve nortear o desenvolvimento desta. O ponto de partida de uma pesquisa pode ser de uma intenção imprecisa, contudo, quanto mais específico for seu universo, melhores serão seus resultados. Por outro lado, os títulos costumam não concentrar boas formulações de problemas, embora possam informar muito sobre a pesquisa realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com