TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: Artigo I - Cultura e Identidade Surdas

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  2.526 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo I - Cultura e Identidade Surdas:

Encruzilhada de Lutas Sociais e Teóricas

Os surdos são estigmatizados historicamente como sub-humanos, sendo eles excluídos profissional e socialmente, trazendo à tona a discriminação tendo como fonte a linguagem. Essa distinção aceita socialmente vem sendo motivo de luta, já que a comunidade surda deseja sair do âmbito patológico e ser considerada uma minoria social assim como negros e índios.

A identidade surda

Os estudos feitos sobre a comunidade surda se baseiam apenas na língua, o que caracterizaria a linguagem como pressuposto fundamental para a identidade surda. Entretanto, segundo Bergamo e Santana (2005, p.568) “o fato é que não existe uma identidade exclusiva e única, como a identidade surda. Ela é construída por papéis sociais diferentes e também pela língua que constrói nossa subjetividade”.

A construção da identidade do surdo não está necessariamente ligada a língua de sinais, como é visto no relato de José, a identidade deve ser entendida como resultado de práticas sociais de seres particulares. A identidade é constituída a partir de diferentes papeis assumidos e portanto não se pode entender como identidade surda e sim, como a identidade de individuo cheio de particularidades e surdo.

A cultura surda

Na área da surdez, a cultura geralmente é atribuída a língua de sinais e as ações compensatórias dos surdos para interagir com o mundo. Entretanto, há uma discussão sobre a questão, alguns acreditam não pode haver uma cultura surda apenas baseada na língua, argumentando que os surdos estão inseridos na cultura ouvinte, a comunidade surda seria apenas uma particularidade do universo social. Já outros, acreditam que “assumir a existência de uma “cultura surda”, tanto no interior da comunidade surda quanto no interior do campo de pesquisas universitário, implica também assumir uma separação entre surdos e ouvinte”. (BERGAMO; SANTANA,2005, p.574)

Na encruzilhada

A divisão social se legitima a partir do saber leigo e o reforço desse saber no meio acadêmico de forma crucial e discutível por meio do uso da língua. Esse jogo teórico, mostra a cisão na academia sobre que forma analisar determinada identidade e cultura, dessa maneira a um negligenciamento das complexidades. E segundo os autores, na prática, afastar-se de estratégias expressivas legitimadas e de formas de pesquisa predefinidas e autorizadas pode representar o risco de uma perda de “identidade”.

A partir do estudo do artigo “Cultura e Identidade Surdas: Encruzilhada de Lutas Sociais e Teóricas” pudemos perceber como a identificação e noção cultura se torna um campo de lutas políticas e sociais para reconhecimento dos surdos. Essa luta vai além da luta por direitos, é uma luta pela normalidade do sujeito surdo e pela sua integração a sociedade.

Também foi possível entender que a comunidade surda e seus indivíduos vão além da língua de sinais, eles tem suas particularidades, não sendo homogêneos em suas identidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com