TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: GEOPOLÍTICA E PODER

Por:   •  7/5/2017  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

Vitor Cruz

RESUMO: GEOPOLÍTICA E PODER

Resumo do texto Geopolítica e Poder, orientado pela Prof. Dr Oyana Santos da disciplina Geopolítica do Espaço Mundial I do curso de Geografia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Goiânia

2016

A geopolítica surgiu no final do século passado que foi abordado pelo Professor sueco Rudolf Kjellén, a geopolítica surgiu na época entre guerras e ela está totalmente ligada a conquista de poder que é chamado de espaço vital. A geopolítica se baseia da geografia interpretando ela para a criação de teorias para criar estratégias de poder para favorecer o estado. Ela é considerada uma ciência que estuda os fatores geográficos na vida e evolução dos estados, a fim de extrair conclusões de caráter político.

A geografia política não é a mesma de geopolítica, pois ela está mais ligada a observações estáticas dos fatores geográficos que considera as fronteiras, os rios, as planícies e os planaltos como elementos componentes do meio físico, detendo-se na descrição desses fatores. A geografia pode facilitar, mas não determinar o homem, apenas fornece a o homem o conhecimento dos elementos naturais e transformando ele em poder para o estado.

Halford Mackinder mostra sua teoria de poder terrestre chamado de “Coração do Mundo” adotando estratégica de espaço fechado, fala que a estratégia terrestre é ter capital no centro do continente ou país para que tivesse uma segurança como defesa de ataque, antes que o inimigo chegasse a capital o país poderia de defender do inimigo.

Alfred Thayer Mahan demonstra sua teoria de poder marítimo, que seria países com pouca extensão territorial para batalhar o país pode se apropriar do mar para sua defesa e ataque. Como exemplo de Portugal que usa todo seu armamento em agua através de navios de guerra. O poder marítimo foi mais usado na historia para conquistas de poder e território.

William Mitchell J.F Von Seecket, Alexander P. Seversky e J Douhet são os principais representantes da teoria de poder aéreo. Com ao avanço tecnológico, foi possível a criação da aviação para o campo de batalha que países que tinha esse poder possuíam a maior vantagem a guerra, tendo um combate militar, diminuindo a rompendo barreiras muitas vezes difíceis de serem transpostas por vias convencionais.

As teorias fizeram parte da historia demonstrando o quanto a Geopolítica esta ligada ao poder do estado, sugerindo ideias estratégicas de conquista de território a exploração de terras e também para sua própria defesa, que faz a geopolítica ser um importante elemento para o pais e o para mundo.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com