TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Poder nas Organizações - Henry Mintzberg

Por:   •  22/9/2020  •  Resenha  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

Resenha Crítica

Nome do Aluno

Davi da Fonseca Vieira Junior Marinato

Disciplina

Gestão Estratégica de Operações

Título do Livro/Artigo/Dissertação

Power In And Around Organizations

Autores

Henry Mintzberg

Palavras Chaves

Power, Organization, Corporation.

Data:

21/09/2020

Professor

José Cristiano Pereira

 [pic 1]

Descrição do Assunto:

O livro “Power In And Around Organizations” é de autoria de uma grande referência no mundo acadêmico, em especial quando se trata de gestão e estratégia. O Dr. Henri Mintzberg é autor de diversos livros e artigos científicos relacionados ao estudo e análise do planejamento estratégico nas organizações, com especial contribuição para as pesquisas referentes à investigação do poder nas empresas. O livro publicado no início da década de 80 propõe certa desmistificação do assunto, discutindo o tema poder de maneira técnica e com a amplitude necessária para não cair em lugares comuns que reduzem o tema a sinônimos de desconforto e má utilização por líderes em geral.

Além do aspecto inovador da obra no que diz respeito ao caráter mais técnico e menos subjetivo, o autor também surpreende por ser muito sucinto na definição do termo principal da obra, se distanciando de outros acadêmicos que tendem a aproximar os significados de poder, influência e autoridade, com aspectos sociais e psicológicos norteando seus argumentos principais.  Se afastando de conceitos abstratos e de domínio das ciências sociais, Mintzberg afirma que o poder deve ser definido simplesmente como “a capacidade de afetar os resultados organizacionais”.

Como o livro estudado não se predispõe a analisar o poder sob os prismas psicológicos e sociológicos, a essência da obra é dedicada à avaliação objetiva das estruturas das organizações e a maneira como ela reage às influências dos principais atores ao seu entorno, sejam eles participantes ativos das decisões cotidianas das empresas ou elementos que exercem grande poder externo capaz de mudar os rumos de uma corporação. Avaliando as diversas etapas que uma organização pode vivenciar ao decorrer de sua existência, o professor Mintzberg entrega uma obra profunda o suficiente para abordar um tema tão complexo, porém de forma prática e aplicável a qualquer tipo de organização social.

Apreciação Crítica da Obra:

O início da obra é dedicado a apresentação geral da teoria do Dr. Mintzberg, privilegiando o entendimento dos fluxos de poder que envolvem o entorno e o interior das organizações, discorrendo sobre a influência mútua que é exercida pelos dois âmbitos de uma corporação. Ele procura mostrar a dinâmica dos jogos de poder a partir da atuação dos influenciadores, sendo estes indivíduos ou associações que podem ou desejam determinar o rumo de uma corporação. De acordo com o autor, eles fazem uso de sistemas de influência para que seus interesses sejam satisfeitos, gerando configurações típicas de cada tipo de poder exercido dentro da organização. O entendimento da atuação desses jogadores, seus artifícios e as consequências para o coletivo são apontadas na obra como um meio para melhor entender as organizações, criando oportunidades para a formulação das melhores estratégias de sobrevivência no mercado.

O livro parte da premissa que um grupo inicial de influenciadores se unem em torno de uma missão comum, que com o passar do tempo passa a atrair outros influenciadores, que apesar de possuírem necessidades próprias, compartilham da mesma visão da corporação que está sendo formada. Mintzberg elenca os influenciadores em duas categorias: coalização externa (clientes, fornecedores, sócios e competidores) e coalização interna (funcionários e suas associações). O primeiro grupo tenta usar sua influência para afetar o comportamento dos funcionários, ao passo que o segundo grupo, aquele que de fato exerce as decisões diárias das empresas, se movimenta para fazer valer seus interesses baseados em alguma característica inerente a corporação.

Ao adentrar nas explicações de como funciona cada tipo de arranjo organizacional, o livro argumenta que a coalizão externa tende a exercer grande influência sobre a coalizão interna, podendo se apresentar de três maneiras distintas, com óbvios resultados igualmente distintos:

  • Coalizão externa dominadora – Enfraquece a coalizão interna;
  • Coalizão externa dividida – Politiza a coalizão interna;
  • Coalizão externa passiva – Fortalece o poder decisório da coalizão interna.

Quando os dirigentes de uma organização desenham seu modelo, delegando autoridade e responsabilidade para outros indivíduos, o problema do controle torna-se real. É deste ponto, segundo o autor, que surgem os sistemas de influência, usados de maneiras distintas pelos vários influenciadores internos. O professor Mintzberg identifica quatro sistemas básicos de influência: sistema de autoridade, sistema de ideologia, sistema de especialistas e sistema político. A forma como esses modelos se inter-relacionam geram um cenário onde, invariavelmente, um dos grupos emerge com mais poder que os outros, favorecendo o seu sistema de influência. Essa dinâmica é responsável por fazer surgir os cinco tipos de coalizão interna:

  • Coalizão interna personalizada;
  • Coalizão interna burocrática;
  •  Coalizão interna ideológica;
  • Coalizão interna profissional;
  • Coalizão interna politizada.

Após essas definições, o autor apresenta o que considero a parte mais importante do livro e de maior contribuição para o estudo das organizações: as configurações de poder. Sua teoria sustenta que, após definidos os influenciadores e suas posições em relação às empresas (internos ou externos), seus sistemas de influência, seus tipos de coalizão e os objetivos que cada grupo busca atingir, configurações de poder surgem como o produto imediato dessas complexas combinações. São apresentados seis principais tipos de configuração de poder:

  • Configuração de poder Instrumento - Configuração na qual o poder é exercido por um operador externo dominador, com pouco espaço para influências das coalizões internas. Ocorre quando a organização passa por uma dependência crítica ou possui uma prerrogativa legal para existir.

  • Configuração de poder Sistema Fechado - Configuração muito parecida com a anterior, a não ser pelo fato de não existir uma coalizão externa dominadora, sendo esta substituída por um grupo disperso e desorganizado. Ocorre em grandes corporações com pouca concorrência e funcionários pouco especializados.
  • Configuração de poder Autocracia – Configuração de poder que também enfrenta uma coalizão externa passiva, desenvolvendo um tipo peculiar de coalizão interna onde todo o poder está concentrado em um único dirigente, eliminando virtualmente os jogos de poder. Modelo que ocorre tipicamente em organizações pequenas ou muito antigas, ainda gerenciadas pelas famílias fundadoras ou em momentos de crise severa.
  • Configuração de poder Missionária – Configuração de poder fortemente apoiada em uma ideologia, onde a coalizão externa é passiva por simplesmente não precisar impor sua influência, creditando o cumprimento da sua missão em uma ideia profundamente enraizada na coalizão interna. Essa configuração tende a emergir quando a organização passou por momentos difíceis liderados por um líder carismático ou quando possui uma história importante para a sociedade.
  • Configuração de poder Meritocracia – Configuração onde o poder está focalizado na mão dos especialistas, caracterizada por uma coalizão externa dividida e uma coalizão interna politizada até certo grau. Em função dos vários treinamentos, nesse arranjo, os colaboradores não são tão fiéis à organização. Sistema que surge em negócios de alta complexidade.
  • Configuração de poder Arena Política – Configuração que surge em um cenário de coalizão externa dividida e coalizão interna politizada, caracterizada por intensos debates e movimentos políticos. Ocorrem em alto grau durante pouco tempo ou por longos períodos de maneira moderada. É comum em organizações que passam por mudanças drásticas no poder vigente.

Após a definição das configurações de poder, o autor finaliza a obra discorrendo sobre as várias etapas das organizações em função do tempo, onde é defendida a ideia de que uma empresa quase sempre nasce autocrata, evolui para instrumento ou missionária e finalizam seu ciclo como sistema fechado ou meritocracia. A configuração arena política pode aparecer no momento de declínio da organização, podendo ser revertida com um retorno a outro tipo de configuração.

Paralelo com a realidade de sua empresa ou local de trabalho ou a dissertação sendo elaborada:

Na empresa em que trabalho, fica claro para um bom observador como se dão as dinâmicas de poder, seus principais atores externos e internos, assim como as configurações atuais e passadas de poder.

Os influenciadores externos com mais poder são claramente os sócios e acionistas da empresa, em sua maioria membros da família fundadora. Estes exercem grande influência sobre os influenciadores internos, que ainda assim, conseguem desenvolver certo grau de autonomia nas decisões internas da organização, principalmente se tratando do cotidiano da fábrica.

Acredito que a configuração que mais se aplica à realidade onde trabalho seria a de Sistema Fechado, onde a coalizão externa, apesar de poderosa, exerce sua influência de maneira dispersa, delegando boa parte das decisões operacionais para a coalizão interna da organização. Um ponto a ser ressaltado é a história recente da empresa, que no final dos anos 90 passou por um claro momento de configuração autocrata, justamente por estar vivendo uma grave crise administrativa. Também pesa o fato de até hoje, alguns dirigentes da família fundadora exercerem um alto grau de poder, mesmo que de forma menos efetiva e mais simbólica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com