TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recensão Crítica: Portugal, O Mediterrâneo E O Atlântico (Orlando Ribeiro)

Trabalho Escolar: Recensão Crítica: Portugal, O Mediterrâneo E O Atlântico (Orlando Ribeiro). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2014  •  3.874 Palavras (16 Páginas)  •  1.607 Visualizações

Página 1 de 16

Recensão Crítica:

Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico

(1945) (2011)

Docente: Professor Pedro Picoito

Discente: Marina Alexandra Silva

N.º 20080394

Índice

Introdução………………………………………………………………………………....3

Biobibliografia de Orlando Ribeiro…………………………………………………………3

Breve Resumo……………………………………………………………………………...4

Recensão Crítica………………………………………………………………………….10

Suporte Documental……………………………………………………………………....13

Referências Bibliográficas………………………………………………………….13

Referências Netgráficas…………………………………………………………....13

Outros…………………………………………………………………………....13

Anexos…………………………………………………………………………………....14

Anexo I – Bibliografia Cientifica de Orlando Ribeiro (Suzanne Daveau – 2004)……..15

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Literatura e Cultura Portuguesa, do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica do Instituo Superior de Educação e Ciências, foi realizado o presente trabalho de Recensão Crítica relativa à obra “Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico” de Orlando Ribeiro.

O presente trabalho é constituído por cinco grandes capítulos a saber: introdução, biobibliografia de Orlando Ribeiro, breve resumo de “Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico”, recensão crítica e suporte documental.

Com a leitura desta obra, de 1945, observa-se a separação Norte-Sul, com a Cordilheira Central como ponto-chave desta divisão, em que Portugal se pode distinguir, como salientado por Mattoso (1998) em relação ao presente autor e respectiva obra, em “três grandes áreas naturais em Portugal: o Norte Atlântico, o Norte Trasmontano e o Sul (…). Sendo de base natural, esta divisão tripartida foi considerada como um elemento fundamental da explicação de grande parte dos aspectos humanos da Geografia que caracterizavam o País até meados deste século [século XX]: os modos de ocupação e de exploração da terra, a densidade da população, as tradições culturais e a repartição social.”

De seguida é apresentada uma curta abordagem à bibliografia de Orlando Ribeiro.

Biobliografia de Orlando Ribeiro

São inúmeros os contributos de Orlando Ribeiro desde 1934, destacando-se da sua longa lista, o primeiro trabalho de muitos, intitulado “Geografia Humana”, de 1934, “saído na revista da Associação dos Estudantes de Medicina de Lisboa” e o seu último, (Daveau, S. et al, 2004).

“Essencialmente dedicado ao ensino e investigação em Geografia, Orlando Ribeiro é considerado o renovador desta ciência no Portugal do século XX, e o geógrafo português com mais ampla projecção a nível internacional. No entanto, a sua vasta obra, produzida a par da longa e intensa carreira como professor e investigador universitário, abarca muito mais do que avanços científicos na Geografia, e revela uma diversidade de interesses e intervenções que desenham uma invulgar geografia intelectual.” (Daveau et al, 2004).

Orlando Ribeiro nasceu em Lisboa a 16 de Fevereiro de 1911.

Concluiu a Licenciatura em Geografia e História em 1932 e o Doutoramento em Geografia pela Universidade de Lisboa em 1936.

“De regresso a Portugal em 1940, foi sucessivamente nomeado Professor em Coimbra e em Lisboa onde, em 1943, fundou o Centro de Estudos Geográficos. Da sua intensa actividade se destaca, desde 1945, uma das suas obras de síntese mais conhecidas, Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico [a obra abordada nesta recensão]”. Em 1965 casou com Suzanne Daveau e criou “(…) em 1966, da revista Finisterra, ainda hoje um dos veículos editoriais mais importantes para a geografia portuguesa, a nível nacional e internacional.” (Daveau et al, 2004).

Orlando Ribeiro morreu a 17 de Novembro de 1997 com deixando um legado de cerca de “13 389 registos, 7491 (…) livros [monografias], 5467 separatas e 382 revistas.” Tendo sido “Cerca de 49 % das obras foram publicadas em Portugal, 19 % em França, 6 % em Espanha, 5 % no Brasil, 4 % na Itália, 3 % na Alemanha, 2 % na Grão Bretanha, 1 % nos USA e 1 % no Senegal.” (Daveau et al, 2004).

Em anexo é apresentada a “Bibliografia Científica de Orlando Ribeiro” elaborada por Suzanne Daveau em 2004, com referências até essa data (Anexo I).

Seguidamente é apresentado um breve resumo da obra sobre a qual presente “Recensão Crítica” se debruça.

Breve Resumo

O presente livro está dividido em seis capítulos, sendo os primeiros quatro, o desenvolvimento propriamente dito do livro, uma “Conclusão” e uma “Orientação Bibliográfica” sobre as temáticas descritas, para ampliação de conhecimentos.

Relativamente ao desenvolvimento do livro, são quatros os capítulos a saber: o primeiro, com o título “O Mundo Mediterrâneo”, o segundo, intitulado “Portugal Mediterrâneo”, o terceiro, “Portugal Atlântico” e o quarto “Variedade e Unidade de Portugal”.

O primeiro capítulo aborda genericamente “O Mundo Mediterrâneo” e contempla quatro pontos. É feita uma breve introdução quanto ao seu enquadramento geográfico, às suas características e quanto à sua importância na História da Humanidade.

O primeiro ponto é sobre “A Natureza”, na qual são especificados: enquadramento geográfico do Mediterrâneo – elevado número de formas e potencial do litoral; relevo variado e clima, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com