TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem de Paletes para móveis

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  1.192 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul

Engenharia de Controle e Automação

Antonio Edson da Rocha

Redução de Resíduos

Jaraguá do Sul

2015


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        2
  2. DESENVOLVIMENTO        3

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

REFERÊNCIAS        6


1 INTRODUÇÃO

Este projeto envolve o Polo Industrial de Corupá onde temos as empresas Floriane Equipamentos, Eletropol, Fundifer, e a  empresa TGM, onde fui funcionário por muitos anos, entre outras,  todas estas empresas são  fabricante de máquinas.

Os paletes, que as empresas empregam para abastecer as linhas de montagem e para armazenar maquinas pronta, que antes da expedição, era descartado após o uso, seu destino era queima em forno industrial para aquecer as caldeiras, e suas cinzas eram usadas na produção de material de construção.

Uma mudança foi proposta no processo de utilização dos paletes, após o uso, os paletes passaram a ser inspecionados e classificados segundo duas possibilidades: apto para reutilização e, inapto para reutilização sendo o resíduo destinado para a indústria moveleira.

Assim sendo eu apresentei o meu projeto de reutilização de paletes na construção de móveis rústicos para uso doméstico, a maioria das empresas concordou em doar os resíduos de paletes para iniciar a minha  micro empresa.

.

2 DESENVOLVIMENTO

 A empresa TGM com o projeto Redução de Resíduos, que descartava diariamente uma elevada quantidade de resíduos de madeira que poderia ser reduzida ou até mesmo eliminadas a redução poderia vir principalmente se, ao invés de queimar os resíduos de paletes, esses fossem recondicionados para as empresas moveleiras, visando melhorias, trazendo redução de custos e consequentemente também contribuindo para a redução dos problemas ambientais, fator de extrema importância para um crescimento sustentável.

Apresentei meu projeto às empresas que se interessaram de imediato, sendo assim comecei a planejar tudo, conversei com os meus familiares que já estavam cientes do projeto, e que agora ele seria colocado em prática.Fizemos  um pequeno investimento e com a compra de serra maquita, e disco serra de bamcada, mais dua s bancadas grandes para possível reforma dos mesmos e aluguel de um caminhão para frete duas vezes na semana, alugamos um pequeno galpão.

Com esta pequena empresas de móveis têm a certeza de que estou fazendo um pouco pelo meio ambiente, transformando estes paletes em belos móveis, recolocando os paletes no mercado novamente mais de uma maneira diferente.

O comércio de paletes reformados vem aumentando cada dia mais, paletes tem muita resistência e durabilidade, geralmente é feito de madeira dura, de lei e tropical, como por exemplo, o cambara, peroba, jatobá, sucupira, Angelim, ipê, cedro, entre outras. Os pontos positivos de empregá-los nos móveis de casa é que a opção é extremamente resistente e na grande maioria das vezes é ecologicamente correta,

  Para as empresas os ganhos ambientais foram à eliminação da fumaça preta causada pela combustão incompleta, redução no transporte e redução de cerca de 470 toneladas de madeira nova, que era comprada para fabricação dos paletes em um ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com