TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS MINERAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  5.054 Visualizações

Página 1 de 10

RECURSOS MINERAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PEDRO SOUZA LEITE

LISTA DE SIGLAS

MME – Ministério de Minas e Energia

RMI’s – Recursos Minerais Industriais

ANEPAC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................... 3

RECURSOS MINEIRAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.. 4

2. BRITA............................................................................................................. 4

3. AREIA............................................................................................................. 7

4. VERGALHÕES DE AÇO.............................................................................. 10

5. MATERIAIS CERAMICOS......................................................................... 11

CONCLUSÃO........................................................................................................ 12

REFERÊNCIAS..................................................................................................... 12

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo, que nós como alunos nos familiarizemos e adentremos um pouco mais sobre o assunto dos recursos minerais, sem deixar de relacionar determinado tema com o nosso curso, buscando melhor compreender a utilização dos mesmos na construção civil.

O trabalho será apresentado como um estudo teórico, que começará abrangendo os recursos minerais em geral na construção civil, depois adentrando especificamente no estudo da brita, areia, vergalhões de aço e materiais cerâmicos, decorrendo sobre suas jazidas, propriedades, usos e questões ambientais que cada um gera.

Portanto, sendo uma discussão teórica, escolhemos por procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, tendo por base livros e trabalhos acadêmicos científicos.

Recursos Minerais Utilizados na construção civil

Segundo Luz e Lins (2005), os minerais podem ser divididos em metálicos, industriais, gemas, águas e energéticos, sendo cada um deles utilizados na construção civil, sendo diretamente ou indiretamente.

Os principais minerais metálicos podem ser considerados os ferrosos, que geram ligas importantes, como o ferro, manganês, cromo, níquel, cobalto, entre outros; e os não-ferrosos como o cobre, zinco, chumbo, estanho, alumínio, magnésio, titânio e berílio. Tendo esses inúmeras utilidades na construção civil, passando pela sustentação de uma obra, utilização na instalação elétrica, em tintas, entrem demais utilidades. (LUZ; LINS; 2005).

Dentre as rochas e minerais industriais (RMIs), em nosso tópico se destaca os estruturais ou para construção civil: agregados (brita e areia), minerais para cimento (calcário, areia, argila e gipsita), rochas e pedras ornamentais (granito, gnaisse, quartzito, mármore, ardósia etc.), argilas para cerâmica vermelha, artefatos de uso na construção civil (amianto, gipsita, vermiculita etc.), minerais que irão se citandos e melhor explicados ao decorrer de nosso trabalho. (LUZ; LINS; 2005).

O que se destaca dentro das gemas são as pedras preciosas, especialmente o diamante para as obras de construção civil, que pelo seu alto grau de dureza, favorece seu uso em determinados casos, como nas britadeiras. (LUZ; LINS; 2005).

A água é um recuso mineral indispensável para a construção, sendo que é utilizada em praticamente todo seu processo. (LUZ; LINS; 2005)

Dentro dos minerais energéticos os combustíveis fósseis são responsáveis, por diferentes funções, sendo uma delas de grande importância, são responsáveis pelo transporte de todo material de uma obra. (LUZ; LINS; 2005).

Brita

2.1 Aplicações na construção civil

Segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), 2010, existem quatro aplicações principais para brita no setor da construção civil, sendo elas, como agregado na fabricação de concreto, revestimento de leito de estradas de terra, de ferrovias e barramentos, porém estes não são as únicas aplicações, existindo outros usos.

2.2 Minerais que os constituem

A brita para a construção civil é o resultado do processo da britagem de vários tipos de rocha, sendo assim esta não possui minerais específicos em sua composição, variando de rocha para rocha. Levando em consideração o Brasil, 85% da brita provêm do granito/gnaisse, 10% de calcário/dolomito e 5% de basalto/diabásio. (MME, 2010).

Portanto, os minerais que serão citados correspondem aos encontrados nessas rochas, que são: O quartzo, feldspato, mica, calcita e dolomita. (PETRUCCI; 1973).

2.3 Propriedade dos minerais presentes na brita

Nesse trecho iremos apresentar algumas propriedades dos principais minerais que constituem a brita, baseando nossos dados em Petrucci, 1973.

O quartzo é constituído pela sílica livre ou formando silicatos com o os óxidos básicos, sua composição química é SiO2, com dureza 7, sem plano de clivagem, usualmente opaco, muitas vezes de coloração branco-leitosa, com densidade relativa de 2,65.

O feldspato possui diversas composições químicas variando conforme cada tipo, entre estes temos o ortoclásio (K2O, Al2O3, 6SiO2), o plagioclásio (Na2O, Al2O3, 6SiO2) e anortita (CaO, Al2O3, 6SiO2), de coloração variável, dureza 6, densidade relativa entre 2,55 e 2,76, com clivagem fortemente pronunciada em duas direções.

As micas são silicatos de alumínio de variada e complexa composição química, de fácil clivagem, possuem dureza entre 2 e 3 e com coloração e densidade relativa variável.

A calcita é um carbonato de cálcio cristalino, com composição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com