TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede Nacional De Unidades De Conservação Urbanas

Monografias: Rede Nacional De Unidades De Conservação Urbanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

REDE NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO URBANAS-RENUURB

Uma oportunidade para conservação da biodiverCidade

Miguel von Behr*

A proposta da RENUURB foi aprovada durante o Seminário Internacional “BiodiverCities. Unidades de conservação urbanas: desafio, atores, espaços” realizado no Rio de Janeiro nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2012, com apoio do ICMBio por meio do Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Pedro da Cunha e Menezes, um dos maiores especialistas quando se trata de unidades de conservação urbanas. O seminário, tendo como anfitriões a PUC-RJ e o Parque Nacional da Tijuca, fez parte do projeto da UNPEC-Urban National Parks in Emerging Countries & Cities, que é financiado pela ANR (Agence Nationale de la Recherche) da França, que permitiu financeiramente a realização do evento. Trata-se de uma programa de pesquisa pluridisciplinar que é coordenado pelo prof. Frédéric Landy da Univ. Paris Ouest Nanterre e Louise Lezy_Bruno, do Instituto Libertas.

Porque a Rede Brasileira?

Todas as unidades de conservação são importantíssimas estratégias para conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Mas o mundo está cada vez mais urbano. Aumenta o número de pessoas que vivem nas cidades. No Brasil um pouco mais de 85% da população já é urbana. As maiores decisões, inclusive o processo decisório político se define nas cidades. Nesse contexto, as unidades de conservação urbanas, em especial os parques nacionais, estaduais e municipais desempenham um papel pedagógico fundamental no sentido de ter a comunidade aliada na defesa do meio ambiente. Por isso, a necessidade e importância da RENUURB. Como diversos exemplos dessa forte interação cidades-unidades de conservação, temos o Parque Nacional da Tijuca, o Parque Nacional de Brasília, Estação Ecológica de Carijós (SC), dezenas de parques estaduais como Pedra Branca (RJ), Cantareira e Jaraguá(SP), Parque Estadual das Dunas(RN) e Parque Estadual dos Dois Irmãos(PE), além dos Parques municipais como o Parque do Coocó, em Fortaleza, Parque da Mãe Bonifácia em Cuiabá(MT) e Pituaçu, em Salvador, dentre centenas de outras UC que permitem a visitação pública, como as florestas nacionais urbanas, especial no sul-sudeste. As pequenas unidades de conservação em áreas urbanizadas que permitem a visitação pública são estratégicas para alcançarmos o apoio da sociedade para a conservação. Ou seja, é necessário estimular cada vez mais a visitação das pessoas para conhecerem e desfrutarem corretamente as unidades de conservação urbanas. Isso sem mencionar o fato que as unidades de conservação urbanas, na grande maioria das vezes, suprem as cidades com água potável.

Cerca de um terço dos parques nacionais brasileiros, em diversos níveis, influenciam e são influenciadas por cidades. Um quarto de Reservas Biológicas, um quinto das Florestas Nacionais e Estações Ecológicas, além de dezenas de Reservas Extrativistas e Áreas de Relevante Interesse Ecológico também possuem uma relação muito estreita com a questão urbana. Isso sem mencionar as APAs, onde na grande maioria delas, a influência urbana é mais forte ainda. Apesar de reconhecermos que a proximidade das cidades com as unidades de conservação urbanas é mais uma oportunidade que um problema, centenas de UCs foram, estão sendo e serão impactadas pelo crescimento urbano, a curto, médio e longo prazo. Por outro lado, milhares de pessoas utilizarão cada vez mais as unidades de conservação urbanas como área de lazer e integração com a natureza. No Brasil, várias unidades de conservação foram “obrigadas” a mudar de categoria para permitirem a visitação, como o Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, antes uma Estação Ecológica, muito restritiva em termos de visitação. Centenas de cidades brasileiras, grandes, médias e pequenas, mantém uma relação muito estreita com as Unidades de Conservação. É necessária uma política pública específica integrando a questão urbana e questão ambiental, com ênfase no tema das unidades de conservação. É preciso que haja uma conexão entre o Plano de Manejo e o Plano Diretor, principal instrumento de planejamento participativo das unidades de conservação e das cidades, respectivamente. Aliás, a divulgação das experiências bem sucedidas entre o Plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com