TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões Sobre Procedimentos e Práticas de Ensino em Geografia

Por:   •  5/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Título: Reflexões sobre procedimentos e práticas de Ensino em Geografia

Texto resposta:

Para que o educando abandone o papel de agente passivo no processo de ensino, o professor tem como dever estimular a diversidade das metodologias na construção do saber. Dessa forma, o dinamismo expande o interesse sobre o conteúdo, o que torna consequentemente o aprendizado atrativo entre o ponto de vista individual e coletivo. De acordo com Silvio de Oliveira Santos (2014), a aprendizagem só acontece quando existe recepção da mensagem e seu posterior aproveitamento e incorporação ao universo conceitual e/ou comportamental do indivíduo. Essa recepção é, portanto, parte integrante e fundamental do processo da comunicação educativa.

Levando em consideração uma aula baseada nas “desigualdades espaciais nas cidades brasileiras”, cabe ao docente empregar estratégias de ensino como: mídias educativas, livro didático, linguagens visuais, atividades externas, cartografia e novas TICS. A contextualização do ensino crítico e a leitura dos fatores que sugestionam o contraste urbano, proporcionará ao currículo uma experiência proveitosa e humanizada. À vista disso, o uso isolado do livro didático e a aula expositiva não ocasionará o ensino crítico, mas sim ao segmento do ensino tradicional.

Além de efetivar as orientações nacionais como a BNCC, trabalhar metodologias que unam o ensino dialético e as distintas linguagens educativas é fundamental para que o aluno enquanto cidadão adquira a capacidade de refletir de forma racional, envolvendo-se assim em concepções e estudos independentes.

Bibliografia

SANTOS, Sílvio de Oliveira. Princípios e técnicas de comunicação. In: PHILIPPI, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília F (orgs.). Educação Ambiental e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2014, p. 507-536. (e-book).

PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Nuria. H.: Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

ALMEIDA, Rosangela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com