TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Região E Regionalização

Pesquisas Acadêmicas: Região E Regionalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  2.578 Palavras (11 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 11

Centro Universitário Anhanguera

ATPS- (Atividade Prática Supervisionada).

Teoria da Região e Regionalização.

Profº. Gilberto Rodrigues.

Alunas:

Ângela Maria dos Santos Moreira- RA5630107062.

Andressa Von Wolfresgrun- RA3730726166.

Bruna Rotondo Rodrigues- RA4200069048.

Caroline Scatolin de Oliveira- RA1299935023.

Solange Arão Frigola- RA5222943073.

4º e 5º semestres do curso de Licenciatura em Geografia. Campus Marte.

São Paulo

2014

▪ Etapa 3

Passo 1:

Pesquisar os critérios de regionalização do espaço brasileiro propostos por Milton Santos e Pedro P. Geiger e produzir um texto didático demonstrando suas diferenças, importâncias e principais utilizações, com especial atenção à ideia de complexos regionais geoeconômicos e de meio técnico-científico-informacional.

Em 1967, o geógrafo Pedro P. Geiger propôs uma nova forma de regionalizar o Brasil, esta regionalização foi feita tendo como princípios o conceito histórico do Brasil, ele não se preocupou com as fronteiras, ele deu ênfase mais no processo de industrialização, com isto podemos perceber que os Estado de Minas Gerais, que este localizado na Região Sudeste (pela divisão do IBGE), nesta proposta ele esta localizado em duas regiões geoeconômicas, tanto no Centro Sul como no Nordeste, entendemos que esta parte do Estado (o norte) esta localizada no Nordeste por ter muito mais características com ele, o mesmo acontece com o Estado do Maranhão que também foi dividido em duas regiões geoeconômicas, Pedro P. Geiger entende que não é porque um Estado esta localizado em uma região que ele pertença por inteiro a ela, ate mesmo pelo seu próprio desenvolvimento histórico, econômico e cultural, esta forma de divisão é muito útil para a geografia, pois nos da subsídios para entendermos este processo histórico da produção do espaço nacional. Com esta divisão podemos ver com mais clareza os contrastes existentes no Brasil.

Diferente do IBGE, Pedro P. Geiger divide o Brasil em três regiões geoeconômicas, sendo eles: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

Região geoeconômica Amazônia: O maior complexo regional com aproximadamente 5 milhões de km², mas apesar de toda esta extensão é um dos complexos menos habitados, tendo a menor densidade demográfica, ficando concentrado sua população apenas em Manaus e Belém. A economia predominante neste complexo é o extrativismo animal, vegetal e mineral, com destaque o polo petroquímico da Petrobras e a Zona Franca de Manaus, onde se da a maior produção dos produtos eletrônicos do Brasil.

Região geoeconômica Nordeste: Com extensão de aproximadamente 1,5 milhões de km² é a segunda a ter a maior população, mesmo sendo a menor em extensão territorial, é também a região mais antiga do Brasil historicamente e também a mais pobre, com níveis de desnutrição, mortalidade infantil, analfabetismo elevados, como na região geoeconômica Amazônia é má distribuída quanto a sua demografia, sendo que mais da metade se concentra na área litorânea, onde também se concentra o poder econômico desta região, sendo que o restante se localiza ou no interior ou sertão, onde se dá o maior período de seca. Nesta região temos uma riqueza histórica inigualável tanto cultural como arquitetônica, e também tem uma riqueza de costumes e tradições.

A sua atividade econômica foi subdivida em quatro partes, sendo elas: Meio-norte – extrativismo vegetal, agricultura tradicional de algodão, cana-de-açúcar e arroz; Sertão – pecuária extensiva e de corte, agricultura (milho, feijão e cana-de açúcar), cultivo de frutas e flores, extração de sal, e há também a presença de indústrias na área têxtil e de confecção; Zona da Mata – Monocultura canavieira destinada à exportação, cultivo do cacau e fumo e também a produção de sal marinho; Agreste – nas áreas de maior seca esta concentrada a pecuária extensiva, já nas áreas mais úmidas fica a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira.

Região geoeconômica Centro-Sul: Com extensão de aproximada 2,2 milhões de km², onde possui 70% de toda população brasileira, é o principal destino de migração (tanto nacional como internacional), é a região mais dinâmica do Brasil no ponto de vista econômico, é também o mais desenvolvido economicamente, abriga a maior parte do polo industrial, e extremamente urbanizado. Sua cultura é bem diversificada, tendo em vista que abrangem todas as cinco regiões oficiais. Nesta região geoeconômica esta localizada as duas maiores metrópoles brasileiras e também a maior densidade demográfica.

Nesta região possui um parque industrial desenvolvido e diversificado, abriga grandes empresas nacionais, transnacionais e financeiras, tem uma eficiente rede de transporte, o maior numero de recursos econômicos, a atividade agropecuária é a mais avançada tecnologicamente e tem o maior peso sobre o PIB brasileiro. E nesta região que também se registra as maiores rendas e os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Já em 1979, o geógrafo brasileiro Milton Santos propõe dividirmos o Brasil em “Quatro Brasis”, tendo por principio as diferenças do meio técnico-científico-informacional, isto é, as informações e as finanças estão entrelaçadas de maneira desigual e distintas pelo território brasileiro, e também nas heranças do passado. Ele divide a partir das fronteiras, diferente de Pedro P. Geiger, sendo elas: Amazônia, Centro-Oeste, Concentrada e Nordeste.

Região Amazônia: Os Estados que compõem esta região são quase os mesmo que esta na divisão oficial feita pelo IBGE, com exceção ao Tocantins, que nesta divisão ficou localizado na região Centro-Oeste. É uma região de baixa densidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com