TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Região Hidrográfica VIII- Médio Curso

Por:   •  28/1/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Amanda Prado, Ana Carolina de Freitas, Camila Castro, Giulia Corrêa, Heloísa Abreu, Iasmin Mariano, Jennifer Arosteguy, Larissa Cardoso, Rebecca Cavalcante e Iasmin Mariano

REGIÃO HIDROGRÁFICA VIII

Médio Curso

Macaé - RJ

2019

 

 

 REGIÃO HIDROGRÁFICA VIII

Médio Curso

 

 

 

 

Artigo Científico apresentado ao Instituto Federal Fluminense do Campus Macaé como Requisito para obtenção de Nota em Saneamento Ambiental.

 

 Orientadora: Glayce Quintanilha  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Macaé-RJ

2019

1. INTRODUÇÃO

       O médio curso da Bacia Hidrográfica de Macaé - VIII, atualmente possui um enquadramento considerado como ruim em alguns trechos do corpo hídrico, visto que neles são encontrados classes 3 e 4 seguindo os parâmetros coliformes termotolerantes e fósforo total. Os usos preponderantes da região se baseiam na agricultura e pecuária, sendo uma área de pastagens e com baixa densidade demográfica.

        No entanto, a região sofre com falta de infraestrutura e de saneamento básico. O que traz a população uma problemática, devido ao não tratamento de esgoto,  gerando  problemas ambientais e consequentemente  surgimento de doenças provenientes  da falta de saneamento básico.

         Entretanto, é necessário haver  uma solução que abrange por completo a região do médio curso. Dessa forma, a implementação do Tanque de Evapotranspiração - TEvap  na região irá beneficiar a população. Suas vantagens são imensas como a prevenção de doenças proviniente da falta de saneamento básico, harmonia paisagística e desfrutará do tratamento do esgoto contribuindo para a proteção do meio em que vivem e dos recursos hídricos da região.

         Todavia, o projeto apresentado trará como solução para a falta de tratamento de esgoto a TEvap, que busca fazer o devido controle de esgotos domésticos lançados no corpo hídrico de forma simples e consequentemente prevenir possíveis doenças.

2 OBJETIVOS

  2.1. Geral

  • Implantar um sistema que atenda às necessidades de tratamento de esgoto domiciliar  da região hidrográfica VIII no médio curso

2.2. Específicos

  •  Utilizar um sistema que seja de custo benefício e eficiência.
  • Utilizar um sistema dentro dos padrões e requisitos das SBN( soluções baseadas na natureza).
  • Minimizar os impactos ambientais.

3. METODOLOGIA

     A metodologia usada nesta pesquisa foi qualitativa se restringindo a análises bibliográficas, utilizando em específico artigos científicos que dominam o tema em questão. A pesquisa feita para a revisão de literatura foi acessível pelo fato de conter grande variedade de artigos científicos sobre o assunto, o que facilitou a construção do mesmo. Foi utilizado como base o artigo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o tema abordado: Tratamento Domiciliar de Águas Negras através de Tanque de Evapotranspiração (TEvap); Relatório Síntese do Plano de Recursos Hídricos de MacaéOstras - RSF; Atlas Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio MacaéOstras;  

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

       4.1.  ESTRUTURA DA TEVAP 

       Para que seja criada a estrutura da evapotranspiração, é necessário que escolha uma área onde não possua árvores altas nas proximidades do tanque, para que não faça sombra e que haja uma melhor ventilação no tanque. O tanque deverá construído com 2m3 por pessoa, para evitar extravasamentos no sistema. A bacia deverá ter 1 metro de profundidade, 2 metros de largura e 1 metro de comprimento, vale ressaltar que quanto maior o número de pessoas que o sistema irá atender, maior será o tamanho do comprimento dessa bacia.

          Para que haja maior economia, é recomendado que o tanque seja construído com ferro-cimento, que é uma técnica de construção que utiliza grade de ferro e uma tela de “viveiro” que será coberta com argamassa. Caso o solo não seja firme, é recomendado que seja feito uma camada de concreto por baixo do piso.

 Depois da construção do tanque, é construída a câmara, que é composta de de um duto de pneus e de tijolos inteiramente alinhados, de telhas e pedras até a altura dos pneus, onde será criado um espaço livre para a água percorrer e assim haverá a proliferação de bactérias.

        O sistema também possui um duto de inspeção que será instalado até a câmara de pneus. Também são colocadas camadas de brita, área e um solo mais arenoso até o limite superior do tanque. É recomendado seja construída de forma uma pouco mais alta no centro, para que não haja escoamento da água para dentro do sistema, e para isso, são colocadas palhas para formar um “colchão”. Também são criadas valas de escoamento em torno do tanque. É recomendado a utilização de plantas na superfície do tanque.

        Por último, são inseridos tubos de drenagem, contendo 50mm de diâmetro, que será conectado a um canteiro de infiltração e de evapotranspiração ou até mesmo uma vala de infiltração para que haja à disposição final do efluente.

 Figura 1: TEVAP[pic 2]

Fonte: DaTerra

4.2. BENEFÍCIOS

O sistema de tanque de evapotranspiração é repleto de benefícios como, utilização de materiais descartáveis , uma vez que fazendo a reutilização desses materiais, há um reaproveitamento ecologicamente correto, alguns desses materiais podem ser por exemplo pneu, visto que é um material de fácil acesso e que se não for aproveitado corretamente demora muitos anos para se decompor na natureza.Pelo fato de esse sistema ser majoritariamente  fechado, utilizando a evapotranspiração como saída da água, isso faz com que não ocorra a contaminação do solo e consequentemente do lençol freático. Ademais , os resíduos são transformados em nutrientes para as plantas e os nutrientes presentes são incorporados à biomassa das plantas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (251.8 Kb)   docx (601.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com