TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre a Distribuição da População e o Acesso à Água Potável na Vila sede do distrito de Guro-Manica”

Por:   •  22/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 10

Indice

Capitulo I 0

Introdução 0

Problema 2

Hipotese 3

Objectivos 3

Geral 3

Especificos 3

Justificativa 3

Localização geográfica ga área de estudo. 4

Capitulo 2 6

Metodologia 6

Técnicas de recolha de dados 6

Pesquisa bibliográfica 6

Amostra 6

Cronograma . 7

Orçamento 8

Referência bibliografica 9

APITULO I

Introdução

O desenvolvimento desse estudo tem por finalidade transmitir informações de pesquisa académica e dar subsídios aos sectores competentes locais para adopção de medidas específicas que possibilitem melhorar o sistema de distribuição de água na vila sede de Guro. Este projecto insere-se no âmbito da disciplina de Seminario do Final de Curso e tem como tema “Relação entre a Distribuição da População e o Acesso à Água Potável na Vila sede do distrito de Guro-Manica”. “À água é um bem essencial à vida, dotada de valor econômico, cumpre seu ciclo global a partir das precipitações, retornando à atmosfera através da evaporação de corpos de água e transpiração dos vegetais” (MONTENEGRO, et al, 2012, p 2). Nos dias que correm pode-se observar um aumento demografico. Portanto, Esse aumento da população pode condicionar a distribuição e o acesso à água no distito de Guro, e esta foi a motivação que levou a sugerir este tema, para alêm de ter estagiado lá por um periódo de um mês, pude ainda notar o deficit deste precioso liquido em alguns dias porque à água não jorava nas torneiras e uma bicha infinita nas bombas, o pequeno sistema estalado é da epoca colonial e é somente para casas protocolares ou seja é para casas do governo local, e o resto da população recorre as bombas. Assim com o conhecimento da distribuição da população e o nível de acesso a água será facil na tomada de decisão para se alocar novos sistemas, fontanários, represas, furos e sisternas.

O presente projecto esta estruturado da seguinte forma: a primeiro secção do projecto trata-se da (Introdução, Problema, Hipotese, Objectivo e Justificativa ). Na segunda secção do projecto, é onde procura-se apresentar a metodologia que será usada para a concretização deste trabalho e ainda uma apresentação daquilo que são os aspectos fisicos naturais da área de estudo e por fim cronograma de actividades e orçamento.

Problema

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são necessários entre 50 a 100 litros de água por pessoa, por dia, para assegurar a satisfação das necessidades mais básicas e a minimização dos problemas de saúde (MACHADO, SANTOS, NOGUEIRA at al, 2016 p2). Segundo os mesmos autores afirmam que uma fonte de água deve estar numa distância maxíma de um quilometro, e o tempo de espera deve ser igual ou inferior a trinta minutos para se ter água. A Política de Águas destaca como um dos objectivos principais do Governo a satisfação das necessidades básicas da população mais pobre nas zonas rurais e urbanas, procurando sempre uma situação de sustentabilidade, com a participação efectiva dos beneficiários na definição das soluções a serem adoptadas (UANDELA, SD, p 405).

A vila sede de Guro é uma zona em franco crecimento isso porque faz parte do corredor para o interland. Isso é, a falta de água pode ser um repelente para o desevolvimento economico, Sucede que, na vila sede do distrito de Guro, província de Manica a população enfrenta grandes problemas de acesso à água potável, as mulheres e crianças chegam a percorrer muitos quilometros para conseguir um bidão de 20 litros. No ano de 2014 a vila sede contava com uma população de 34,888 mil habitantes e com 52 fontes funcionais distribuidos em bairros e algumas localidades, e dos quais 4 não funcionavam. Todavia, importa reter ainda que o estado geral de conservação e manutenção das infraestruturas não é suficiente, sendo de realçar a rede de bombas de água a necessitar de manutenção (MAE, 2014 p64).

Potanto, isso pode comprometer o desevolvimento das crianças, na produção de alimentos, dessistência de raparigas na escola, e tambem podem correr diversos tipos de violência desde do abuso sexual ate mesmo a violência fisica, casamentos prematuros e entre outros tipos de malícias, esta situação pode agudizar muitas doenças causadas por falta de água para o seu dia a dia, tais como diareias, colera entre outras de origem hidrica. De certeza, é um martirio porque as crianças podem vir atrasar, faltar ou mesmo a abandonar a escola por falta de água.

Todavia, a geografia serve como um campo importante para perceber o crescimento da população e a disponibilidade de água, e como podemos distribuir o sistema de abastecimento e reaprovertar os recursos existentes.

Portanto a questão central que o projecto procura investigar é a seguinte:

Qual é a relação entre a distribuição da população e o acesso à água potável na vila sede do distrito de Guro.

Hipotese

As hipoteses podem ser consideradas como um enunciado geral de relações entre variáveis (fatos, fenômenos), (MARCONI & LAKATOS, 2003).

 É provável que o sistema de abastecimento de água disponível, não satisfaça a demanda efectiva da população da vila sede do posto administrativo de Guro;

 É provável que a distribuição das fontes de abastecimetos não seja regular.

 É provável que o crescimento da população não seja acompanhado com a distribuição de fontes de água.

Objectivos

Geral

 Analisar a relação entre a distribuição da população e o acesso à água potável na vila sede do distrito de Guro.

Especificos

 Descrever a distribuição da população por bairro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com